quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Pitimbu, Litoral Sul da PB, faz 55 anos nesta quinta-feira



O Litoral Sul da Paraíba está em festa! Nesta quinta-feira, 22, a cidade de Pitimbu faz 55 anos de emancipação política. Uma cidade que tem belas praias, belas paisagens e muita história pra contar. Antigamente, a Enseada de Pitimbu já recebeu navios de franceses, holandeses e portugueses.

A palavra Pitimbu vêm da lingua ingíena, e significa "Olho D'Água do fumo". Isso porque no início, o local começou a ser habitado pelos índio Potiguaras e Tabajaras. Além da caça e da pesca, tais índios efetuavam a extração do Pau-Brasil, que era abundante na região. O Pau-Brasil extraído era trocado por comida com os franceses que habitavam uma região próxima. Talvez, por esta razão, Pitimbu ficou conhecido por muito tempo como Porto dos Franceses.

Pitimbu pertenceu à Capitania de Itamaracá até 1867, quando em 14 de janeiro, pelo ato nº 1414, passou para a Paraíba. Antes de conseguir sua emancipação política, Pitimbu era distrito da cidade do Conde, que fazia parte de João Pessoa. Em 22 de dezembro de 1961, passou a se tornar um município.

Pitimbu fica no Litoral Sul da Paraíba e faz parte da Região Metropolitana de João Pessoa, além da divisa com o estado de Pernambuco. Detalhe: há uma distância linear entre duas capitais: 59 km de João Pessoa e 93 km de Recife. É banhado pelos rios Goiana, Abiaí, Popocas, Cupiçura, Graú, Mucatu, rio Maceió, rio da Rainha, entre outros pequenos rios. O clima é agradável, com temperatura média de 25,2°C.

Pitimbu tem o maior litoral de todo os estado, se contabilizam 13 Praias, 1 Farol, 2 Barras, 2 Ilhotas. Entre os cartões postais da cidade estão as igrejas antigas como Nossa Senhora da Penha de França e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Taquara; a Igreja do Senhor do Bonfim em Pitimbu; a vista da parte alta da cidade de Pitimbu; e as principais praias: Bela, Azul, Acau, Ponta de Coqueiros e Barra do Abiaí. Além das piscinas naturais do Farol de Pitimbu e das Areias Coloridas.




Pitimbu mantém um alto grau de preservação ambiental, com muitas praias primitivas e desertas, recifes de corais, que formam piscinas naturais durante a maré baixa, além de falésias, rios, lagos, mangues, trilhas e fontes de água mineral.

Os principais eventos são a Festa da Lagosta, de Sant'Ana e de Santa Rita, além dos festejos religiosos como a Festa de Nossa Senhora da Penha de França, e da tradicional Festa do Senhor do Bonfim. A Banda Marcial Joana de Morais é a mais antiga da cidade e passa também por municípios vizinhos como Caaporã e Alhandra. O Artesanato que se destaca em Pitimbu é a confecção de artigos em conchas e em bambus.

Finalizo o texto com o meu caso com a cidade. Em doze anos e seis meses que moro aqui na região, digo que já passei por lá várias vezes. E estou até hoje. Além disso, tenho vários amigos por lá e que são muito queridos e conhecidos. Entre os locais em que eu passei nos últimos anos foi a principal praia da cidade, onde passo vários verões - dentro ou fora da estação do sol. É um local muito bonito - como qualquer litoral brasileiro. E com a chegada de novos empreendimentos, como a recém-inaugurada fábrica de cimentos Brennand e a implantação de um hotel-boutique de padrão internacional, a economia da cidade vai aumentar. E é uma boa opção pra passar as férias na praia.

E pra concluir o post especial dedicado ao aniversário de Pitimbu, deixo aqui quatro vídeos falando sobre a cidade. Nos três vídeos estão uma reportagem dividida em três partes falando mais sobre a história e a cultura do município. Foi no programa 'Nossa Paraíba', da TV Assembleia - canal da Assembleia Legislativa da Paraíba. E no outró vídeo, as imagens da cidade ao som de uma canção homenageando a cidade e a Festa da Lagosta.








Parabéns a cidade de Pitimbu, e aos moradores de Acaú a Taquara, pelos 55 anos!

*Com informações de WikipediaPitimbuNotícias e site Partiu Cidades.

---