sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

#DESTAQUESDE2014 // #09 :: Setembro



Continuando na série especial deste blog destacando o que foi de melhor em 2014 selecionados por mim, vamos aos destaques do mês de setembro.

Começamos os destaques de setembro com o referendo mais disputado na Escócia. No dia 18, mais de quatro milhões de eleitores escoceses decidiram sobre o futuro da região que integra ao Reino Unido. Foi uma disputa acirrada, onde a maioria das pesquisas mostrava uma ligeira vantagem do "não", mas em índices que tornam quase impossível prever um resultado, que saiu no dia seguinte, 19, e os escoceses optaram por 'não', com 2.001.926 votos (contra 1.617.989 votos do sim). Caso desfaçam uma união que já dura mais de 300 anos, os escoceses terriam até março de 2016 para fazer a transição política e econômica para uma nação totalmente independente. Após o resultado, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, propõe mais poderes às quatro nações do Reino Unido. Já o líder separatista, Alex Salmond, reconheceu a derrota, e diz que não é o momento de ser um país independente. Enquanto isso, o primeiro-ministro da Escócia, Alex Salmond, não gostou do resultado e renunciou ao cargo. A Escócia fica no norte do Reino Unido, com uma população de 5,3 milhões de habitantes. As maiores reservas de petróleo da União Europeia são os principais destaques da economia escocesa. A capital Edimburgo é um dos maiores centros financeiros europeus. No fim das contas, o casamento entre Escócia e Reino Unido continua por muito tempo.

Outro principal destaque de setembro é a epidemia do vírus Ebola. Que atingem três países do oeste africano (Libéria, Guiné e Serra Leoa) e incluiu mais dois: Nigéria e Senegal. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, até o dia 30, 3.091 pessoas já morreram de ebola desde o início da epidemia, em março, em cinco países da África Ocidental. Ao todo, 6.574 pessoas foram infectadas nessa região. Só a Libéria já registrou 1.830 mortes, quase três vezes mais do que Guiné e Serra Leoa, os outros dois países mais afetados pela doença. Uma epdemia que países vizinhos como Guiné, fecharam as suas fronteiras atingidas numa tentativa de conter a propagação do vírus Ebola. Tem gente que queria fugir para não continuar cuidando do tratamento, como aconteceu com o paciente infectado na Libéria, que saiu de uma quarentena e foi andando em um mercado. Ele estava armado com um pedaço de pau e procurava por comida. Desesperadas, as pessoas em volta ficaram com medo. Não demorou muito e agentes de saúde foram tentar convencer o paciente a voltar ao centro de tratamento, mas não quis. Mesmo assim, eles insistem e colocaram o paciente infectado à força em uma caminhonete e voltou para o centro de recuperação. Segundo testemunhas, foi a quinta vez que um paciente com ebola foge do hospital. Muitos dizem que os pacientes estão com fome e que não há água nem comida para todo mundo. Uma preocupação que a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação fez uma advertência: a epidemia de ebola ameaça as colheitas e está aumentando os preços dos alimentos, e que a criação de medidas como zonas de quarentena e as interrupções no comércio de alimentos têm causado uma grande corrida aos mercados.

Mas o fato mais grave aconteceu fora da área do vírus mortal. O primeiro caso de ebola diagnosticado foi nos Estados. E não foi em uma pessoa dentro país norte-americano, foi fora do país - e do continente, mas dentro da área no oeste da África, o paciente é um homem que contraiu o vírus na Libéria e viajou ao estado norte-americano de Texas, onde foi hospitalizado com sintomas que foram confirmados como o vírus ebola, como informou a diretoria dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Em coletiva de imprensa, odiretor dos CDC, Tom Frieden, explicou que o paciente viajou da Libéria para os EUA no dia 19 de não apresentava sintomas. Ele começou a apresentar sinais da doença quatro ou cinco dias depois. No dia 26 procurou ajuda médica e no dia 28 foi isolado no hospital no Texas. Desde que começou a epidemia de ebola na África Ocidental, os Estados Unidos já tinham recebido outros americanos infectados pela doença. Mas, nesses casos, eles já chegaram ao país com o diagnóstico da infecção, com uma estrutura de isolamento já preparada para recebê-los. Os três infectados como o médico missionário Kent Brantly, foram tratados e tiveram alta recentemente.

Se na África, o problema foi o Ebola, no Brasil, o problema foi a doença que é semelhante do que a Dengue: o vírus Chikungunya. A doença chegou na Bahia, onde foram registrados mais de 300 casos suspeitos da doença. No final do mês, o Ministério da Saúde registrou 16 casos no Brasil, e outros 37 veio de outros países. A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa "aqueles que se dobram", em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa. Em compensação, diferente com a dengue, o novo vírus mata com menos frequência. Em idosos, quando a infecção é associada a outros problemas de saúde, ela pode até contribuir como causa de morte, porém complicações sérias são raras. De acordo a Organização Mundial da Saúde, o vírus já vinha circulando nos últimos anos pela África e pela Ásia, principalmente no subcontinente indiano. Depois, o vírus chegou a Europa e ao Caribe. Ainda não há um tratamento capaz de curar a infecção, nem vacinas voltadas para preveni-la. O tratamento é paliativo, com uso de antipiréticos e analgésicos para aliviar os sintomas.

No estado de São Paulo, a crise da água continuava. No dia 1º, o Sistema Cantareira chegou ao 100º dia de queda. No dia 24 de maio, o sistema tinha conseguido repetir o mesmo nível registrado no dia anterior, de 25,7% da capacidade. Desde então, a quantidade de água nas represas baixou todos os dias. Nesse período, o Cantareira perdeu 14,8 pontos percentuais da capacidade das represas. Além de perder água há 100 dias, o sistema não consegue aumentar seu nível há 138 dias. Foi em 16 de abril que as represas operaram com 12,3% de sua capacidade, 0,3 pontos percentuais acima do registrado no dia anterior. No dia 10, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo retirou a água do 'volume morto' das represas Jaguari-Jacareí e Atibainha. No dia 21, o nível atingiu 8,1%, considerado mais baixo desde a captação do volume morto. O Sistema Cantareira abastece, atualmente, cerca de 6,5 milhões de pessoas só na Grande São Paulo.

Um levantamento feito pelo telejornal 'SPTV', da TV Globo São Paulo, apontou que 31 das 645 cidades do estado já adotaram racionamento de água este ano por causa da crise hídrica. Um dos municípios que sofrem racionamento dágua foi em Itu, no interior paulista, onde a angústia de ficar sem água virou protesto em frente à Câmara de Vereadores na cidade. Enquanto parlamentares participavam de uma sessão, ovos e pedras começaram a ser jogados contra o prédio, e os manifestantes arrombaram até o portão. Os moradores reclamavam que alguns bairros estão sem água há mais de 10 dias e querem que seja decretado estado de calamidade pública para que a Prefeitura receba dinheiro do governo federal e invista no abastecimento. A manifestação terminou em confronto com a polícia.

Além da crise da água em São Paulo, outro fato dramático aconteceu no interior de Minas Gerais. Em São Roque de Minas, o município sofre com tanta seca, tanta seca que a nascente do Rio São Francisco secou. O maior rio do Brasil nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, percorre Bahia e Pernambuco, e desemboca no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe. Sua bacia hidrográfica abrange 504 municípios de sete unidades da federação – Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. O diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, Luiz Arthur Castanheira, disse que nunca viu uma situação dessa em toda a história. Para piorar a situação, a seca também causou vários focos de incêndio no Parque Nacional da Serra da Canastra nos últimos meses – levando à utilização da pouca água do São Francisco para apagá-los. Em julho, o fogo devastou cerca de 40 mil hectares de vegetação nativa.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou no dia 18 os novos dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios no Brasil. Mas, 24 horas depois, houve erros. Isso porque o instituto anunciou que a alta inflação fizeram a desigualdade avançar em 2013. Um dia depois, a taxa de desigualdade diminuiu. A PNAD é uma pesquisa feita por amostragem. Na hora de fazer os cálculos, os pesquisadores usam os dados de apenas uma única região metropolitana por estado. Porque há estados com mais de uma região metropolitana, como por exemplo o Rio Grande do Sul, que tem as regiões metropolitanas de Porto Alegre e Serra Gaúcha (Caxias do Sul). O erro foi aí. Os técnicos usaram os dados das duas regiões metropolitanas, quando deveriam usar os dados da região metropolitana principal, que é Porto Alegre. E isso aconteceu em outros seis estados do Brasil (Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará). Por causa disso, segundo o IBGE, houve erro em vários indicadores divulgados. Por exemplo, o índice de Gini, que mede a distribuição de renda no país: quanto maior o índice, maior a concentração de renda. O instituto divulgou que Índice de Gini tinha aumentado pela primeira vez em dez anos: subiu de 0,496 em 2012, para 0,498 em 2013. Com essa correção, o índice caiu: de 0,496 para 0,495. A revisão também mudou os dados da renda média do brasileiro, que antes tinha subido 5,7%. Agora essa alta fica menor, com 3,8%. Já o analfabetismo teve uma redução menor. A taxa tinha caído de 8,7% para 8,3%. Com a correção, foi para 8,5%. A diretoria do IBGE pediu desculpas, e disse que não houve nenhum tipo de pressão política e tomaria medidas para que esse erro não se repita nos próximos anos.

O mês de setembro foi marcado por mais casos de racismo. No dia 14, um político mexicano postou no seu perfil no Facebook, chamando o jogador Ronaldinho Gaúcho de 'macaco'. Irritado com o trânsito causado pela apresentação do craque brasileiro diante da torcida do Querétaro, Treviño Núñez, ex-secretário do Desenvolvimento Social da cidade, escreveu a mensagem pouco amistosa, de cunho racista no Facebook, e depois apagou a postagem, como informou o jornal mexicano 'Record'. A mensagem prontamente gerou polêmica, e o secretário de Governo de Estado, Jorge López Portillo, disse que o político poderia ser processado judicialmente por ato racista. Ronaldinho foi apresentado no dia 12, no Querétaro, no evento que gerou os protestos de Treviño Núñez. Na ocasião, o brasileiro subiu a campo no intervalo e foi saudado pela torcida do novo time no estádio La Corregidora.

E mais um casos de racismo em setembro, só que fora dos gramados de futebol. No Pará, uma estudante negra recebeu ameaças de morte por ser negra. Sonia Regina Abreu, de 27 anos, ficou assustada após ter recebido mensagens que também possuía ofensas de cunho racial. Sonia prestou denúncia à Polícia Federal, em Altamira, e diz que estava com medo e procurava tomar cuidado ao sair de casa. Ela também não sabia o que pode ter motivado a ameaça. Segundo a Polícia Civil, o agressor utilizou um perfil falso para praticar injúria racial e disse para a vítima que, em Altamira, "não há lugar para negros sujos". Um verdadeiro absurdo!

E o mês de setembro foi marcado por mais dois desastres aéreos. No dia 5, um pequeno avião particular americano caiu perto da costa leste da Jamaica e duas pessoas morreram. O avião caiu a 22,5 quilômetros a norte de Port Antonio, disseram autoridades de aviação civil dos EUA e da Jamaica. O monomotor estava desgovernado a caminho de Cuba. No avião viajavam Larry Glazer e Jane Glazer, um conhecido e multimilionário casal da cidade de Rochester, do estado de New York. Ele era diretor de uma empresa imobiliária e parte ativa da alta sociedade nova-iorquina. E no dia 14, uma aeronave caiu em um condomínio na cidade de Tigre, região norte da província de Buenos Aires. Duas pessoas morreram e três casas foram danificadas no acidente. De acordo com o jornal El Clarín, a aeronave teria como destino o aeroporto Jorge Newbery, na capital argentina.

Os funcionários da companhia aérea Air France ficaram de braços cruzados durante duas semanas. Durante paralisação, os voos foram cancelados em até 60%. A companhia francesa, a segunda maior empresa de transporte aéreo da Europa, atrás apenas da alemã Lufthansa, estima que a greve tenha causado um prejuízo de entre 15 e 20 milhões de euros por dia. A companhia aérea queia se expandir no mercado de voos de baixo custo e captar as 'oportunidades de crescimento' que esse segmento pode oferecer. Já os pilotos de Air France temiam que o plano de expansão da filial de baixo custo Transavia na Europa venha acompanhado de demissões, à medida que a empresa aumente suas bases fora da França e contrate pilotos em outros países e com outras condições trabalhistas. Além disso, temiam a imposição de condições de trabalho menos vantajosas, como mais horas de serviço e salários mais baixos. No final de setembro, o sindicato majoritário dos pilotos da companhia aérea anunciou o fim da paralisação, considerado o mais longo da história da empresa (em quase 16 anos), e sem conseguir satisfazer suas reivindicações.

Em São Paulo, a greve dos professores na Universidade de São Paulo terminou no dia 18, após quase quatro meses de paralisação, causando transtornos aos alunos. O acordo judicial fechado no Tribunal Regional do Trabalho definiu como será a reposição dos 114 dias de greve e o pagamento do vale-refeição. Os funcionários se comprometeram a fazer uma hora extra por jornada, durante 70 dias. Em reuniões anteriores, a Justiça já havia decidido pelo reajuste salarial de 5,20% e pagamento de 28% de bônus. A greve dos professores na USP foi considerada a mais longa na instituição em pelo menos uma década. Além de o primeiro semestre letivo ainda não ter sido concluído em algumas faculdades e escolas, os trabalhos administrativos tiveram que ser realocados porque o prédio da reitoria foi fechado por manifestantes. A paralisação influenciou a queda de cinco posições na edição de 2014 do QS World University Ranking, onde a universidade paulista tem na 132ª colocação. Mesmo assim, a USP continua sendo a instituição brasileira e latino-americana mais bem avaliada, e a única do continente a figurar entre as 150 melhores universidades do mundo. No dia seguinte, os professores voltaram ao normal.

O principal destaque internacional de setembro é o Estado Islâmico, que foi criado há 10 anos no Iraque e esse ano, uma onda de violência começou no Iraque e na Síria, quando o grupo muçulmano extremista passou a tomar importantes cidades e anunciou que pretende levar a batalha até a capital iraquiana, Bagdá. O avanço dos rebeldes causou reação internacional, e os Estados Unidos decidiram fazer bombardeios para combater os militantes do EI. Entre agosto e setembro deste ano, o grupo divulgou três vídeos em que seus combatentes decapitam reféns ocidentais que estavam presos na Síria - dois jornalistas norte-americanos e um agente humanitário britânico - e ameaçam executar mais reféns, em retalização aos ataques aéreos promovidos pelos Estados Unidos contra posições do grupo no Iraque. No dia 20, quarenta e nove turcos sequestrados desde o dia 11 de junho pelos grupos jihadistas, foram libertados e recebidos em Ancara, capital da Turquia, por familiares e pelo primeiro-ministro Ahmet Davutoglu. Para saber mais sobre o ISIS, clique nos links do jornal Zero Hora e do portal G1.

O Estado Islâmico foi o principal assunto da 69ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que aconteceu no dia 24, em New York City. O secretário-geral, Ban Ki-moon, denunciou os ataques contra os direitos humanos ao redor do mundo em seu discurso de abertura, e afirmou que o 'horizonte da esperança foi escurecido'. Mais de 140 chefes de Estado e de governo participaram do encontro, entre elas, a presidenta Dilma Rousseff, que, seguindo a tradição que começou em 1947, o Brasil foi o primeiro país a discursar. A presidente usou a maior parte do discurso para fazer um balanço positivo de 12 anos de governo petista, mas também pediu reformas em órgãos internacionais como o FMI e o Banco Mundial. O presidente norte-americano Barack Obama, que se elegeu em 2008 prometendo acabar com as guerras iniciadas pelo governo anterior, tentou convencer o mundo da importância de se unir numa nova guerra que ele acaba de iniciar contra o grupo terrorista ISIS. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, defendeu uma "reforma democrática e profunda" no sistema da organização, com o peso político institucional de "uma secretaria geral que nos represente a todos e busque formulas de paz e conflito em todo o mundo". Já a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, afirmou que o país pagará sua dívida, dizendo que fundos especulativos são "terroristas econômicos". O processo aberto pelos "fundos abutres", como são apontados pelo país, que resultou em "default seletivo" no final de julho, também apontado como "calote involuntário" da Argentina.

Na Venezuela, a crise continua, apesar dos conflitos entre fevereiro e maio. No dia 10, o jornal 'El Impulso', da cidade de Barquisimeto, anunciou em seu editorial, a suspensão de sua versão impressa. Motivo: a falta de papeis. É mais um dos casos da mídia impressa no país que alega dificuldades de importar papel e outros insumos por causa do controle cambial imposto pelo governo central. Algumas publicações regionais pequenas tiveram que parar a produção, enquanto os principais jornais, como 'El Nacional' e 'El Universal', cortaram seus números de páginas. Ainda nesse setor, três grandes grupos de mídia foram vendidos desde o ano passado em acordos não divulgados ao público. Sem citar nominalmente o presidente Nicolas Maduro, o jornal mais antigo em circulação em Venezuela, acusou o governo de bloquear seu acesso aos dólares necessários para adquirir bobinas de papel e outros equipamentos importados usado na impressão do jornal. O Estado venezuelano centraliza e regula com mão de ferro a disponibilidade de divisas para empresas envolvidas em comércio exterior, causando escassez de vários produtos importados, incluindo alimentos e remédios. Nos últimos meses, três dos principais veículos de mídia, como jornal 'El Universal', foram vendidos a grupos supostamente ligados ao governo. Enquanto aumenta a pressão sobre veículos privados, o presidente Maduro recentemente anunciou que dois novos jornais governistas serão criados. A Sociedade Interamericana de Imprensa disse que a liberdade de imprensa na Venezuela vive suas horas mais tristes, já que o governo anuncia novos meios de comunicação para seu "aparato de propaganda" enquanto fecha "meios de imprensa privados e independentes." No dia seguinte, 11, um acordo com o governo central conseguiu bobinas de papel para a empresa, e com isso, não ocorreu a suspensão do jornal de 110 anos de circulação.

Teve casos de erupções de vulcões em setembro. No Japão, a erupção do Monte Ontake, o segundo vulcão mais alto do Japão e situado a cerca de 100 km de Nagoia, deixou 8 feridos. Segundo as autoridades japonesas, os aviões que passaram pela região tiveram suas rotas alteradas. O Monte Ontake é o segundo maior vulcão do Japão - com 3.067 metros de altura, atrás do Monte Fuji - que tem 3.776 metros, e se encontra entre as províncias de Gifu e Nagano. Sua última erupção ocorreu em 2007. E na Itália, uma erupção de um pequeno vulcão matou uma criança e o seu irmão foi desaparecido. Segundo a agência de notícias italiana Ansa, o caso aconteceu na reserva natural de Macalube d'Aragona, na Sicília.

Na Ucrânia, foi derrubada no dia 28, uma estátua de Vladimir Lênin, um dos maiores símbolos na extinta União Soviética. De acordo com informações da agência Russa RT, o fato aconteceu na cidade de Kharkiv, no leste do país, onde ativistas pró-Ucrânia foram os responsáveis por destruir a estátua do antigo líder comunista Lênin, em manifestação que contou com cerca de 3 mil participantes. Desde o início do conflito entre a Ucrânia e separatistas russos em abril, cerca de 3.200 pessoas foram mortas, segundo a Organização das Nações Unidas.

Na Paraíba, aconteceu no dia 25, o julgamento do caso que gerou repercussão nacional há dois anos. Eduardo dos Santos Pereira, foi considerado culpado por dois homicídios, formação de quadrilha, cárcere privado, corrupção de menores e porte ilegal de arma, além dos cinco estupros. Por estes crimes, ele foi condenado a 106 anos e 4 meses de reclusão. Além disso, ele recebeu uma pena de 1 ano e 10 meses de detenção pelo crime de lesão corporal de um dos adolescentes envolvidos no crime que chamou de 'Barbárie de Queimadas', ocorrida em 2012 na cidade do Agreste da Paraíba, onde cinco mulheres foram estupradas durante uma festa de aniversário e duas delas foram assassinadas porque teriam reconhecido os agressores. Outros seis homens já foram condenados e cumprem pena em regime fechado e três adolescentes foram sentenciados e cumprem medidas socioeducativas. Para Isania Monteiro, irmã de Isabella Pajuçara, uma das duas mulheres mortas, a justiça foi feita e agradeceu apoio dado pelos movimentos sociais.


No #ESPORTE, destaque para o tênis, onde o Brasil voltou à elite mundial na Copa Davis. O tenista brasileiro Thomaz Bellucci venceu o español Roberto Bautista por 3 sets a 1, e garantiu a vaga no principal torneio internacional em 2015. O tenista foi aplaudido em casa, no ginásio de Ibirapuera. Depois de 18 anos, a Armada Espanhola vai ao Zona Europeu.

Entre os dias 30 de agosto e 14 de setembro, aconteceu a Copa do Mundo de Basquete Masculino. 24 países participaram em seis cidades sedes da Espanha: Madrid, Barcelona, Granada, Bilbao, Granada, Sevilla e Las Palmas de Gran Canaria (no Arquipélago de Canárias). Entre os destaques estava a seleção espanhola, que se deu bem até nas quartas-de-final, onde foi eliminado. A seleção Brasileira, que teve como destaque o pivô Tiago Splitter, também se deu bem. Venceu a rival Argentina nas oitavas-de-final, mas caiu para Sérvia e nas quartas-de-final. Outra seleção que ganhou destaque é o país do basquete: os Estados Unidos, que fez uma ótima campanha na competição e venceu a Sérvia por 129 a 92 na grande final, e conquistou o título pela quinta vez. Como a competição munidal ocorre a cada quatro anos, a próxima edição será em 2019, e não em 2018, por causa da Copa do Mundo FIFA e o Campeonato Mundial de Voleibol Masculino, ambas na Rússia. Além disso, a fase de grupos aumentou de 24 para 32 equipes. O próximo país a sediar o evento deverá ocorrer em maio de 2015.

Outro evento esportivo que ocorre a cada quatro anos é o Campeonato Mundial de Vôlei Masculino - mais conhecido como a Liga Mundial. A seleção brasileira comandado por Bernardinho se deu bem, fez a melhor campanha, passou para todas as fases, mas caiu na grande final para a anfritiã Polônia. A seleção polonesa venceu por 3 sets a 1 e conquistou o bicampeonato na competição, deixando os torcedores eufóricos dentro e fora das quadras. A Polônia sediou a Liga Mundial deste ano. E o sonho do tetra para a seleção brasileira de vôlei foi adiado mais uma vez para 2018, na Rússia.

Um fato inusitado no futebol brasileiro aconteceu no dia 17. Durante a partida entre Botafogo e Bahia, no Maracanã, pela Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, o atacante Emerson Sheik ficou furioso. No segundo tempo, após fazer dois gols, o atacante reclamou o árbitro e levou o cartão amarelo, então, procurou uma câmera e dizer: "CBF, esse é para você!". Quatro minutos depois, Sheik fez uma outra falta, levou o segundo amarelo e foi expulso. Revoltado, o jogador procurou uma câmera de novo, e disparou um recado para a diretoria da Confederação Brasileira de Futebol antes de ir ao vestiário: "CBF, você é uma vergonha! Ver-go-nha! Ver-go-nha! Vergonha!". No fim das contas, o Botafogo perdeu para o Bahia por 3 a 2 e complicou na zona de rebaixamento da competição. Antes da partida, ele viu se tornar um público o suposto rompimento de um curtíssimo relacionamento com a modelo e apresentadora Nicole Bahls. A motivação seria o fato de o jogador ter sido visto saindo do treino de terça-feira, no Engenhão, com Andressa Quintanilha, Miss Cidade de São Paulo em 2013. No dia 29, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva puniu Emerson Sheik por xingar juíz e deixou quatro jogos de suspensão, mas foi absolvido pelas ofensas à CBF. Foram três acusações que poderia pegar até dezoito jogos de suspensão para ele. É... Enquanto Sheik criticava o futebol brasileiro - principalmente a confederação comandada por José Maria Marin, mais um gol da Alemanha!


No dia 4, morreu aos 81 anos, a atriz e comediante Joan Rivers. Ela estava internada numa clínica em New York City há uma semana após ter supostas paradas respiratória e cardíaca durante uma cirurgia nas cordas vocais. Cujo verdadeiro nome é Joan Alexandra Molinsky, Rivers é a mais ácida de uma geração de comediantes e apresentadores de TV da qual fazem parte Lucille Ball e Phyllis Diller, já falecidas, e Carol Burnett. Nos últimos anos de sua carreira, Rivers ficou muito conhecida por suas inúmeras cirurgias plásticas. É conhecida pelos comentários de moda e foi a pioneira na cobertura do tapete vermelho nas cerimônias de televisão e do cinema. Em uma das últimas entrevistas para a rede de TV americana CNN, Joan Rivers falava sobre o seu nono livro, lançado este ano, quando não gostou do tom das perguntas feitas pela jornalista Fredricka Whitfield, e irritada, saiu da entrevista. Como você vê no vídeo abaixo.



Duas novidades tecnológicas marcaram em setembro. A começar pela Apple, que no dia 9, lançou o primeiro 'relógio inteligente' da empresa, o Apple Watch. Um relógio tipo smartwatch compartilha com os iPhones a partir do modelo iPhone 5 e versões mais novas, e diferente de outros modelos concorrentes que funcionam em diversos modelos de smartphones com sistema operacional Android. O Apple Watch tem uma tela quadrada e é sensivel ao toque com sensor de pressão. Tem também um sensor que controla os batimentos cardíacos do usuário. Mas o smartwatch da Apple tem mais recursos, como ver mapas, mensagens e até atender ligações telefônicas do iPhone. E mais: tem um recurso onde é possível mostrar a Lua e a posição dos planetas no Sistema Solar em tempo real, a imagem da Terra e onde o usuário está. O Apple Watch será lançado em dois tamanhos e com mais de dez opções de pulseiras, e começa a ser vendido no começo de 2015 nos Estados Unidos. Detalhe, não confunda com o Apple Watch com 'iWatch', porque não traz o "i" antes do nome. E como falei aqui várias vezes, o tal de 'relógio inteligente', que era visto somente nos filmes ou em desenhos animados, agora é realidade - ou quase isso. Além do lançamento do Apple Watch, a Apple lançou também o iPhone 6 e iPhone 6 Plus, que dura mais e novos recursos, além do lançamento do novo álbum da banda U2, que lançou gratuitamente do iTunes para quase 500 milhões de usuários, e considerado o 'maior lançamento da História' da música.

Enquanto isso, a Samsung lançou no dia 3, o óculos de realidade virtual. O Gear VR, foi feito em parceria com a Oculus, empresa comprada pelo Facebook e criadora do Oculus Rift. Ao contrário de outros acessórios de realidade virtual, como o próprio Oculus Rift e o Project Morpheus, da Sony, o Gear VR não tem fios e usa o próprio Galaxy Note 4 como tela e fonte de energia e processamento. O aparelho vem com um botão sensível ao toque usado para navegação, uma adaptação do botão "voltar" visto nos aparelhos Galaxy e um medidor de volume. O óculos de realidade virtual foi apresentado antes do início da feira de tecnologia IFA, em Berlin, na Alemanha.

Em João Pessoa, o Parque Solon de Lucena - que está em obras para a revitalização da nova Lagoa, ganhou no dia 22, os novos cinquenta ipês amarelos. Com essas novas árvores plantadas, o Parque Solon de Lucena tem agora 118 ipês que ficam ao redor da Lagoa. Em toda a cidade, a Semam tem 547 ipês catalogados. As mudas plantadas na ação “Ipês do Amanhã” têm aproximadamente dois metros e meio de altura. Segundo o engenheiro agrônomo e chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Secretaria de Meio Ambiente da capital paraibana, Anderson Fontes, em três anos, as mudas se tornarão árvores adultas, atingindo cerca de dez metros de altura e deverão dar a primeira floração. Mas a Semam garante que, antes disso, daqui a um ano, os ipês já estarão contribuindo para diminuir a temperatura da área do Parque Solon de Lucena, pois já terão copa suficiente para fornecer sombra. As mudas serão aguadas todas as manhãs por um caminhão-pipa. Vai ficar mais bonita ainda com os novos ipês que colorem o verde e o amarelo no principal cartão postal de João Pessoa.

O assunto mais comentado no Twitter em setembro foi a foto tirada numa praia em Miami. A imagem mostra uma mulher em trajes de banho, mas o seu rosto é muito parecido com o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, que morreu em março de 2013. A imagem foi alvo de piadas - como "O irmão Chávez reencarnou na forma de mulher" - e de montagens com a famosa boina vermelha do ex-líder venezuelano. Será que é sósia? Ou revirou no túmulo?

Na China, uma escola pública inaugurou no dia 1º, uma pista de atletismo construída no prédio da instituição. Como o edifício de quatro andares não tinha espaço para prática de atividades físicas, o jeito encontrado foi construir a pista de atletismo no telhado da escola, que tem capacidadede 200 metros. Os alunos do ensino fundamental já estrearam dando voltas correndo. O projeto foi apresentado em uma feira internacional de arquitetura em Veneza, na Itália. Uma bela iniciativa para os outros países.

A mulher mais bela do Brasil é da região Nordeste! A candidata do estado de Ceará, Melissa Gurgel, foi escolhida no dia 27, a Miss Brasil 2014, que aconteceu em Fortaleza. Ou seja, Melissa venceu em casa, na sua terra natal. Ela ganhou um vestido de gala e um carro zero km, no valor de R$ 40 mil. Em segundo lugar, ficou a Miss São Paulo, Fernanda Leme, e em terceiro, a Miss Rio Grande do Norte, Deise Benício. As duas ganharam uma viagem para o México. Na 60ª edição - que ocorreu pela segunda vez na capital cearense, além da beleza, teve aprincipal atração musical do concurso, o cantor azeri Emin Agalarov, que também se apresentou, no Miss Universo 2013, realizado em Moscou, e participou no Festival Eurovisión Song Contest 2012, no Azerbaijão. Após o anúncio da nova Miss Brasil, internautas publicaram nas redes sociais, comentários preconceituosos contra a cearense. Três dias depois, Melissa Gurgel quebrou o silêncio e se pronunciou sobre as críticas. No texto, ela reforça que cada região do Brasil tem suas peculiaridades, seja no clima, na cultura ou sotaque e pede que os brasileiros convivam, admirem e respeitem as diferenças. E eu concordo tudo o que ela diz em seu perfil no instagram (@melissahgurgel). Em entrevista à jornalista Fernanda Pandolfi, para o jornal Zero Hora, Melissa afirma que é contra o preconceito. Com 20 anos de idade (minha idade também) e com uma altura de 1,68m, a cearense se prepara para o Miss Universo 2014, que não vai acontecer este ano, e sim, em 2015, no dia 25 de janeiro, em Miami, nos Estados Unidos. Apesar da data, ficamos na torcida, para quem sabe, a cearense conquiste uma das mais belas do universo. Tamo junto, Melissa!

E para encerrar os fatos que viraram notícia em setembro, eu pergunto: lembra do Orkut?! Aquela rede social que tinha comunidades, scraps, depoimentos e recados, e que virou febre mundial, inclusive aqui no Brasil? Pois no dia 30, a rede social saiu do ar. Criado em 24 de janeiro de 2004, o #Orkut foi uma das primeiras redes sociais usada em vários países, inclusive pelos brasileiros. A rede social do Google virou febre em 2005, atingido quase 40 mi de usuários. Em 2011, com o avanço do Twitter e Facebook, o Orkut perdeu usuários e levou uma forte queda. Em 30 de junho, o Google anunciou a data do encerramento das atividades do #Orkut e disse que vai se concentrar em outras plataformas sociais. Atualmente, o Orkut tem mais de 33 milhões de usuários ativos no mundo. Com o fechamento do Orkut, ninguém pode mais se cadastrar no site, e pra quem usa, pode salvar tudo no computador até 2016. Durante o período de transição, todos passem a usar o Google+, rede social do Google criada em junho de 2011. As comunidades serão fechadas. Mas o Google 'imortalizou' um arquivo público com todas elas. Mas no fim das contas, o #Orkut não existe, mais vai ficar para sempre pra quem usou a rede social durante um bom tempo, ou melhor, na década de 2000.

E esse foi os destaques de setembro, que teve o casamento do ator George Clooney com a advogada britânica Amal Alamuddin, que se casaram em cerimônia privada em Veneza, na Itália, numa das festas mais badaladas do mundo e deu o que falar no mundo das celebridades. Dois dias depois, o casal oficializaram a união no civil, na mesma cidade, e no dia seguinte, a revista norte-americana People, trouxe uma edição especial com a cobertura do casamento.


No próximo post, os destaques de outubro.

 ►Veja Também 

*Com informações e apoio de: G1, Zero Hora, BBC, Agencia France Presse, EFE
Fonte:  + Associated Press, Reuters, G1 PB, G1 SP, G1 PA, G1 CE, G1 Sorocaba e Região, G1 Centro Oeste (MG), GLOBOESPORTE.com, O Globo, Folhapress, TNonline.com.br (Tribuna do Norte - Apucarana, PR), RTVE.es, BAND.com.br, Diário do Nordeste, Agência RBS e Wikipedia