sábado, 18 de outubro de 2014

Mais um Horário de Verão vem aí?



Vai se preparando! Porque à meia-noite deste domingo, 19 de outubro, começa mais um Horário Brasileiro de Verão. Esta é a 42ª temporada desde 1931 e 29ª temporada seguida desde 1985.

É a segunda vez que o Acre e outros treze municípios do estado do Amazonas vão usar o fuso de três horas a menos do que o Horário de Brasília. Em novembro do ano passado, voltaram a usar o fuso antigo, passando de uma para duas horas a menos.

O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a ONS, avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação. Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.

Na última terça-feira, 14, o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, informou que o país deve economizar R$ 278 milhões com a implantação do novo horário. Na temporada 2013/2014, a economia de energia foi de  R$ 405 milhões. O motivo da queda na economia é que há uma demanda maior de geração de energia, já que choveu menos, afirmou o secretário. Ainda assim, ele diz que a medida vale a pena. Entre os benefícios apontados pelo ministério está a redução na sobrecarga das linhas de tensão e transformadores

O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal - que tá chegando.

Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval (como aconteceu este ano), o encerramento é transferido para o domingo seguinte.

Sem o Horário de Verão no Norte e no Nordeste, os bancos, o comércio, os aeroportos e até as emissoras de TV e de Rádio ficam prejudicadas. Inclusive as provas do Enem, que vão acontecer nos dias 7 e 8 do mês que vem. Como estamos no ano de eleições, o horário do resultado da apuração para presidente sai por volta das 20h, quando conclui o horário de votação no estado do Acre.

Para muitos, inclusive eu, o Horário de Verão é bom quando o sol se põe mais tarde. Por exemplo, em Porto Alegre, o sol se põe até ás 20h30 com o horário de verão. Para outros, não gostam porque quando as pessoas acordam cedo para trabalhar, por exemplo, até ás 6h, o dia ainda está escuro, quase amanhecendo. Mais, aos poucos vão se acostumando com a mudança.

O horário de Verão termina no dia 22 de fevereiro de 2015 e vai durar 126 dias.

*Com informações do portal G1