terça-feira, 15 de julho de 2014

#CopaDoMundo2014 // Deutschland, quatro vezes campeão do mundo: 'É TETRA'!



"Und Tetra! Und Tetra! Und Tetra!" A Alemanha - ou melhor, Deutschland em alemão, conquistou o quarto título na Copa Do Mundo da FIFA™ 2014, considerada a melhor campanha do Mundial. A grande final foi muito bonita no Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 13. Antes do jogo, teve uma cerimônia de encerramento com Ivete Sangalo, Shakira e Carlinhos Brown.

Quando a seleção argentina e a seleção alemã rolaram a bola, teve muitas emoções, como o gol anulado de Higuaín. Resumo: noventa mintos depois, a partida ficou para a prorrogação. Aos sete minutos do segundo tempo da prorrogação, Götze - "O Deus do futebol" como diz o jornal Bild, fez o gol que levou a seleção alemã TETRACAMPEÃO do Mundial.

Götze fez o gol do TETRA alemão!
Uma curiosidade, a Alemanha agora tem quatro títulos em Copas do Mundo, sendo três últimos aconteceram na época de Alemanha Ocidental, nos Mundiais de 1954 (na Suíça), em 1974 (na Alemanha Ocidental - em casa) e em 1990 (na Itália) - o último três meses antes da reunificação. E a primeira vez que a seleção alemã conquista o título já reunificada.

Diferente da nossa seleção, a seleção alemã jogou com raça, habilidade, garra e com disciplina. Desde os vexames dos Mundiais em 2006, eles planejavam muito para ter o melhor futebol e chegou ao terceiro lugar em 2006 (na Alemanha - em casa) e em 2010 (na África do Sul), e chegaram neste Mundial com tudo, apesar do placar de 7 a 1 para a nossa seleção naquele 8 de julho de 2014 e jogadores e comissão técnica alemã demonstraram um 'fair play' para a seleção e torcida brasileira. Durante 33 dias, eles se concentraram em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahía e foram simpáticos com o pessoal do hotel, com os moradores e com os Índios Pataxós, que na despedida, doaram R$ 30 mil (ou € 10 mil) para comprar uma ambulância. Foi um carinho imenso que os jogadores vão voltar para o local antes do próximo Mundial na Rússia, em 2018.

Clique para ampliar.
A campanha da Alemanha no Mundial foi sensacional. Na primeira fase, pelo Grupo G, a seleção alemã venceu o Portugal de Cristiano Ronaldo por 4 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador, no dia 16 de junho. No sábado, dia 21, empatou com Gana por 2 a 2 no Castelão, em Fortaleza. E no dia 26, venceu os Estados Unidos por 1 a 0 na Arena Pernambuco, no Recife. Nas oitavas-de-final, no dia 30, a seleção alemã venceu a Argélia por 2 a 1 no Beira-Rio, em Porto Alegre, e nas quartas-de-final, venceu a França por 1 a 0, no Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 4 de julho. Na semifinal, no dia 8, a enfrentou a nossa seleção no Mineirão, em Belo Horizonte, e venceu de goleada por 7 a 1, sendo a maior goleada deste Mundial e a pior derrota da seleção brasileira (inclusive em 84 anos de Mundiais). Mas essa partida está perdoada e por conta disso, dou a nota 9,9.

A festa foi a loucura em Berlin, Frankfurt, Münich, Osnabrück, em todas as cidades da Alemanha e nas cidades onde tem origem alemã no Brasil como Blumenau e Pomerode em Santa Catarina e Westfália no Rio Grande do Sul, e também no Maracanã, onde a maioria torceu pela Alemanha. Aliás, o mundo inteiro torceu pela seleção alemã no Twitter. Enquanto isso, na Argentina, o vice-campeonato causou frustração e vandalismo na capital, Buenos Aires.



E eu não posso terminar o texto com a disputa do terceiro lugar, no dia 12, no Estádio Nacional, em Brasília. Onde a nossa seleção enfrentou a Holanda e diferente do 'Mineiratzen', voltou a sofrer um novo apagão e perdeu por 3 a 0 para a seleção holandesa com os gols de Van Persie (O Caçador de Monstros - Risos), Blind e Wijnaldum. E foi um triste fim para a seleção no Mundial em casa, que no dia seguinte, o técnico Luiz Felipe Scolari deixou o cargo. E espero e torço para que a nossa seleção, tanto para o treinador, quanto para a comissão técnica, fazer uma reforma e seguir o exemplo pela seleção alemã, preparar bem para as outras competições para chegar na próxima Copa do Mundo daqui a quatro anos na Rússia e quem sabe, conquistar o HEXA, que não veio por aqui. E Bola pra frente, Brasil!

A seleção até que foi bem, mas não foi dessa vez.
Quem sabe da próxima vez dá a volta por cima... Dou a nota 9.

E já estou começando a sentir saudades da Copa do Mundo aqui no Brasil, que mesmo não presenciando nos estádios, acompanhei os jogos pela televisão dentro e fora de casa. Vou sentir falta dos jogos que passam todo dia e da famosa vinheta 'OEAAAAA...'. Foi a melhor em todas as edições do Mundial desde 1930. O Mundial deste ano teve 171 gols (que igualou ao Mundial da França, em 1998) e média de 2,67 por partida. E um público de 3,5 milhões de pessoas, que passaram em doze estádios nos últimos 32 dias. E como a Copa do Mundo acabou, a vida continua! A próxima vai acontecer na Rússia, em 2018, ainda sem data definida, mas até lá, vamos acompanhar, tanto neste blog, quanto no meu Twitter, Facebook e no Instagram. E a contagem regressiva já começou! Faltam 1423 dias - contados a partir de hoje.

E parabéns a Alemanha, TETRACAMPEÃO da Copa do Mundo FIFA™ 2014 e façam a festa, torcedores alemãs - inclusive aos amigos que moram lá e que eu conheci muito quando eles vieram pra cá em julho do ano passado e a amizade dura até hoje. E mais do que um parabéns, merecem o #TroféuWilliamBonner de hoje. E para a nossa seleção e torcida brasileira - que não desiste nunca, eu tenho que dizer: #VALEUBRASIL!

*Com informações e apoio do GLOBOESPORTE.com e Agência RBS