sexta-feira, 27 de junho de 2014

#CopaDoMundo2014 // Uma Primeira Fase de polêmicas e fortes emoções


Começo o texto com a energia da torcida brasileira, que vai se
repetir nos jogos da nossa seleção na próxima fase do Mundial.

Amigos, terminou a primeira fase da Copa do Mundo da FIFA™ 2014. E daqui pra frente, é vencer ou vencer? Durante o período teve muitas emoções. Uma rodada de viradas. A Arena Fonte Nova que virou a arena de goleadas. A atual campeã do Mundo que deu vexame e foi embora pra casa mais cedo. O atacante alemão Müller, que fez três gols na primeira partida e pede música no programa jornalístico 'Fantástico' - da TV Globo (ou não). O jogador uruguaio que teve uma de 'vampiro' quando mordeu o jogador italiano e que não foi expulso. O jogador americano que fez o gol mais rápido nessa Copa do Mundo até agora. As ruas das cidades-sedes como Porto Alegre, que tomou conta dos holandeses e argentinos. A partida que teve maior audiência na televisão norte-americana e a tecnologia pra dizer que foi ou não foi gol. E a nossa seleção, que fez muito bonito com o jogador Neymar, o pênalti inexistente em Fred marcado pelo árbitro japonês, e muita animação e alegria dentro e fora dos estádios a caminho do HEXACAMPEONATO!

Tudo isso e muito mais você vê abaixo como foi o resumo da Primeira fase da melhor Copa do Mundo do que as edições anteriores.

Grupo A: Brasil fez bonito e conquista a vaga na próxima fase
O atacante Neymar fez bonito com os quatro gols
da Primeira Fase do Mundial.
Começamos pelo Grupo A, que além da nossa seleção, teve Croácia, México e Camarões. Na primeira rodada, a nossa seleção começou mal, com gol contra de Marcelo. Mas com dois gols de Neymar e Oscar, a seleção ganhou de virada sobre a Croácia por 3 a 1, na abertura da Copa na Arena São Paulo, em pleno Dia dos Namorados, 12. Que teve polêmicas na arbitragem como o pênalti inexistente em Fred, que causou repercussão nas redes sociais e nos sites esportivos do mundo, como o jornal argentino 'Olé', que disse que a Seleção "ganhou por roubo". No dia seguinte, na sexta-feira 13 - dia do meu aniversário, o México enfrentou o Camarões na Arena das Dunas, em Natal, e, debaixo de muita chuva, a seleção mexicana venceu por 1 a 0 - gol de Peralta, que teve dois gols mal anulados durante a partida. No dia em que completou 20 anos da abertura da Copa do Mundo da FIFA™ 1994 nos Estados Unidos, 17, a seleção brasileira enfrentou a seleção Mexicana no Castelão, em Fortaleza. Mas a partida terminou sem gols e o principal destaque foi o goleiro Ochoa, ou melhor, 'oSHOWa' como diz a imprensa brasileira. Enquanto isso, a seleção croata enfrentou o Camarões na Arena da Amazônia, em Manaus, no dia 18 e venceu por 4 gols a 0 - com Olic, Perisic e dois gols de Mandzukic, o que deixou a seleção camaronesa eliminada faltando uma rodada para o fim da fase de grupos. A decisão ficou no dia 23, na véspera de São João - feriado da Região Nordeste do Brasil. A seleção mexicana enfrentou a seleção croata na Arena Pernambuco, no Recife e venceu por 3 a 1 e deixou a seleção croata voltar pra casa mais cedo. No mesmo dia, a nossa seleção enfrentou a eliminada Camarões no Estádio Nacional, em Brasília , e venceu por 4 gols a 1 - com dois gols de Neymar e um de Fred e Fernandinho. No Grupo A, Brasil e México empataram com sete pontos, mas por causa da diferença de Saldo de Gols é de dois, a nossa seleção ficou em primeiro e a seleção mexicana em segundo. Croácia ficou com três pontos e a seleção camaronesa com três derrotas e nenhum ponto. E uma curiosidade, o técnico da seleção croata, Niko Kovac, parece o meu colega, Aprígio, que estudou comigo no Colégio Santos Nazário no ano passado. #coincidência?!

No Grupo B, Vexame para a seleção espanhola.
O goleiro Casillias frustado por causa da derrota
de 5 a 1 para a Holanda, em Salvador.
Pelo Grupo B teve Espanha, Holanda, Chile e Austrália. Na primeira rodada, a seleção holandesa (que eliminou a nossa seleção na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul) massacrou a atual campeã do mundo por 5 gols a 1, na Arena Fonte Nova, em Salvador, em plena sexta-feira 13. No mesmo dia, a seleção chilena enfrentou a seleção australiana na Arena Pantanal, em Cuiabá, e venceu por 3 a 1, com direito a hino à capela e 'olé'. Na segunda rodada, no dia 18, Austrália e Holanda jogaram no Beira-Rio, em Porto Alegre e a seleção holandesa venceu de virada por 3 a 2. Antes da partida, as ruas do Centro de Porto Alegre, tomaram conta de torcedores da 'laranja mecânica' a caminho do estádio - o que ficou bonito. Enquanto isso, a seleção espanhola estava 'A Espera de Um Milagre' - como diz o título do filme do diretor norte-americano Frank Darabont, mas perdeu para a seleção chilena por 2 a 0 e virou o Maracanã, no Rio de Janeiro, como 'Maracanazo Español'. Antes do jogo, teve invasão chilena ao entorno do Maracanã. 88 pessoas invadiram o estádio e forçaram uma das grades da cerca que protege a área do centro de imprensa. Duas paredes foram derrubadas. Depois da confusão, eles foram presos e deixaram o país. A terceira partida era decisiva para Holanda e Chile, que enfrentaram na Arena São Paulo, no dia 23. Um deles enfrentaria a nossa seleção nas oitavas de final da competição. Enfim, a seleção holandesa venceu por 2 a 0 e deixou o Chile em segundo, para o alívio dos torcedores brasileiros. No mesmo horário, a seleção espanhola enfrentou a seleção australiana na Arena da Baixada, em Curitiba e venceu 'a fúria' por 3 gols a 0. Mas era tarde demais para a seleção de Vicente Del Bosque - que durante a fase repercutiu muito na imprensa espanhola. E para a seleção australiana, que foram eliminados na primeira fase. Holanda (com 9 pontos) e Chile (com 6 pontos) se classificaram para a próxima fase do Mundial.

Jornais esportivos da Espanha destacam o vexame da atual campeã do mundo.

Com dancinha (esquisita), Colômbia ganha destaque no Grupo C
Eu queria saber qual é a 'dancinha' que os
jogadores colombianos dançam...
Pelo Grupo C do Mundial teve Colômbia, Japão, Grécia e Costa do Marfim. Na primeira rodada, no dia 14, a seleção colombiana enfrentou a seleção grega no Mineirão, e venceu por 3 gols a 0, com direito a dancinha do Pablo Armero, ou melhor, o 'Armeretion'. No mesmo dia, Japão e Costa do Marfim se enfrentaram na Arena Pernambuco, no Recife. E foi o único jogo das 22h neste Mundial. Debaixo de muita chuva, a seleção japonesa começou bem, mas os 'elefantes' viraram o jogo e ficou com 2 a 1 para a Costa do Marfim. Na segunda rodada, no dia 19, a seleção colombiana pegou a Costa do Marfim no Estádio Nacional, em Brasília, e venceu por 2 a 1. Com direito a dancinha mais uma vez, a Colômbia se classificou matematicamente por antecipação para a próxima fase do mundial. No mesmo dia, Japão e Grécia se enfrentaram em Natal e não teve gols. Sendo assim, a decisão entre Grécia, Japão e Costa do Marfim para garantir uma vaga para a próxima fase no Grupo C, ficou para a última rodada, no dia 24. No Castelão, em Fortaleza, Costa do Marfim e Grécia se enfrentaram para tudo ou nada na fase de grupos. E a seleção grega venceu por 2 gols a 1, e pela primeira vez, a Grécia se garantiu nas Oitavas de Final do Mundial. Enquanto isso, a classificada Colômbia venceu o Japão por 4 a 1, na Arena Pantanal, em Cuiabá, e com direito a uma dancinha que - nas últimas duas partidas - até agora qual é o ritmo que os jogadores dançam. Com isso, a seleção colombiana ficou invicto no Grupo C com 9 pontos e 3 vitórias. A seleção grega ficou em segundo com 4 pontos. Quem 'dançou' e voltou pra casa mais cedo foi os elefantes da Costa do Marfim, que ficou com 3 pontos, e o Japão, com apenas 1 ponto.

Grupo D: Costa Rica surpreende e Uruguai continua vivo, mas perde jogador.
Jogadores costa-riquenhos surpreenderam
a primeira fase do Mundial.
O Grupo D do Mundial teve o 'Grupo da Morte', formada por Uruguai, Itália, Inglaterra e Costa Rica. No dia 14, a seleção uruguaia enfrentou o Costa Rica no Castelão, em Fortaleza, e perdeu por 3 a 1 para a seleção costa-riquenha, o que transformou um 'Castelazo' para os uruguaios. No mesmo dia, Inglaterra e Itália se enfrentaram em Manaus e a seleção italiana venceu por 2 a 1, com destaque para o Balotelli, que virou 'Bumbalotelli', já que a capital do estado do Amazonas onde a partida foi realizada é a terra de festas de bumba-meu-boi e do tradicional Festival de Patintins. Na segunda rodada, Uruguai enfrentou a Inglaterra, na Arena São Paulo, no dia 19. Dizem que a seleção teria outro vexame igual a partida anterior, mas Suárez, que depois de um mês foi operado pelo joelho esquerdo, se recuperou e fez dois gols a um, e salvou a seleção uruguaia por um triz, deixando a seleção inglesa eliminada faltando uma partida antes do mata-mata. Um dia depois, no dia 20, a seleção costa-riquenha se surpreende e venceu a Itália por 1 a 0 na Arena Pernambuco, no Recife. Festa para os torcedores na arena e para os quase cinco milhões de costa-riquenhos que moram no país, comemorando a classificação antecipada para a próxima fase do Mundial. A decisão da segunda vaga para a próxima fase entre Itália e Uruguai ficou para a última rodada, na Arena das Dunas, em Natal, no dia 24. E desta vez, a seleção uruguaia se surpreende de novo e venceu por 1 gol a 0, deixando a seleção italiana voltando pra casa mais cedo do Mundial. Mas a partida teve uma polêmica, o jogador Luis Suárez atacou de vampiro e 'mordeu' o jogador italiano Chiellini (na foto abaixo), o que causou repercussão mundial e nas redes sociais. Dois dias depois, a FIFA suspendeu o Suárez por até nove jogos e está fora da Copa.


Ainda no dia 24, o classificado Costa Rica enfrentou a eliminada Inglaterra no Mineirão, em Belo Horizonte, e a partida ficou empatada sem gols. Mas não atrapalhou a seleção costa-riquenha que ficou vivo no 'Grupo da Morte' com sete pontos. O Uruguai ficou em segundo com seis pontos e mantém vivo o 'fantasma de 1950' pelo Mundial. As duas seleções que foram 'mortos' no Grupo D foram a Itália - que demitiu o técnico Cesare Prandelli após a partida em Natal, com três pontos, e a Inglaterra, com apenas um ponto.

Com 'Goal-line Technology', França ganha destaque no Grupo E
O jogador Benzema, que fez dois gols e não fez o terceiro
por conta do 'Goal-line Technology'.
O Grupo E do Mundial teve França, Equador, Suíça e Honduras. Na primeira rodada, no dia 15, a Suíça enfrentou o Equador no Estádio Nacional, em Brasília, e venceu de virada por 2 a 1. No mesmo dia, a seleção francesa enfrentou a seleção hondurenha no Beira-Rio, em Porto Alegre, e venceu de goleada por 3 gols a 0, sendo dois gols de Benzema, que não fez o terceiro porque o goleiro Valladares, da seleção hondurenha, fez gol contra e entrou para a história por ser o primeiro a utilizar a tecnologia para validar o gol - o que considerou histórico como diz o narrador Rogério Correia, da TV Globo. Na segunda rodada, no dia 20, a seleção francesa enfrentou a seleção suíça na Arena Fonte Nova, em Salvador, e venceu de goleada por 5 a 2. No mesmo dia, o Equador pegou a Honduras na Arena da Baixada, em Curitiba, e venceu por 2 a 1, eliminando a Honduras na Copa do Mundo por antecipação. A decisão entre França, Equador e Suíça para classificar na próxima fase do Mundial ficou para a última rodada, no dia 25. Na Arena da Amazônia, em Manaus, a Suíça venceu a seleção hondurenha por 3 a 0 e se classificou para a próxima fase. Enquanto isso, França e Equador se enfrentaram no Maracanã, e empataram no zero a zero, deixando a seleção equatoriana fora da Copa. Com isso, a França ficou em primeiro com sete pontos, a Suíça em segundo com 6, o Equador em terceiro com 4. E a Honduras volta pra casa com três derrotas e nenhum ponto.

No Grupo F, a Argentina de Messi e a estreia de Bósnia-Herzegovina no Mundial
Messi deu um show no Maracanã!
Entre os países que participaram pelo Grupo F estão a Argentina de Lionel Messi e Di Maria. Além de Irã, Nigéria e Bósnia-Herzegovina - que participa pela primeira vez em Copas do Mundo. Na primeira rodada, a seleção argentina enfrentou (no dia 15) a seleção bósnia, no Maracanã, no Rio, e com o golaço de Messi, a Argentina venceu por 2 a 0. No dia 16, Ingéria e Irã se enfrentaram na Arena da Baixada, em Curitiba, e empataram sem gols - o primeiro zero a zero deste Mundial. Na segunda rodada, no dia 21, a seleção nigeriana enfrentou a Bósnia, na Arena Pantanal, em Cuiabá, e venceu por 1 a 0, deixando a Bósnia fora da Copa por antecipação. Enquanto isso, no Mineirão, em Belo Horizonte, a seleção argentina venceu a seleção iraniana por 1 a 0, e se classificou para a próxima fase do Mundial. Na última rodada, no dia 25, a cidade de Porto Alegre tomou conta dos gringos mais uma vez. Depois da Holanda, os argentinos invadiram em vários pontos da cidade. No Beira-Rio, a seleção argentina venceu por 3 a 2, sendo dois gols são do jogador Messi, que fez aniversário um dia antes da partida. No mesmo dia e horário, Bósnia e Irã se enfrentaram na Arena Fonte Nova, em Salvador, e a seleção bósnia venceu por 3 a 1. Mas o jogo deixou os bósnios e iranianos eliminados na Fase de Grupos do Mundial. Os classificados são a Argentina, com 9 pontos, e Irã, com 4 pontos. Bósnia ficou com 3 pontos e o Irã, com apenas um ponto.

Grupo G: Klose iguala a Ronaldo e vexame para o CR7
O Grupo G é formado por Alemanha, Portugal, Estados Unidos e Gana. Na primeira rodada, a seleção alemã enfrentou a seleção portuguesa na Arena Fonte Nova, em Salvador, e venceu de goleada por 4 a 0. Primeira decepção como melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, e comemoração ao atacante Thomas Müller, que fez três gols e pediu música no Fantástico, da TV Globo (ou não). No mesmo dia, o 'Team USA' enfrentou o Gana na Arena das Dunas, em Natal, e ganhou por 2 a 1, sendo o primeiro foi marcado pelo Dempsey, aos 32 segundos do primeiro tempo, que considerou o gol mais rápido nesse mundial até agora. Outro recorde foi no dia 21, no Castelão, em Fortaleza. Alemanha e Gana empataram em 2 a 2, e um dos gols marcados pela seleção alemã é o Miroslav Klose, que só não passou o jogador Ronaldo, mas se igualou com 15 gols. No Twitter, Ronaldo deu parabéns ao jogador e disse em português, inglês e alemão a frase: 'Bem vindo ao clube'. No dia 22, Estados Unidos e Portugal se enfrentaram na Arena da Amazônia, em Manaus, e empataram também em 2 a 2, o que aliviou a seleção portuguesa e conquistou recorde de audiência, e não foi o 'IBOPE americano' pra consultar, mas a partida transmitida pela ESPN americana foi de 25 milhões de pessoas. Na terceira rodada, A seleção alemã enfrentou o 'Team USA' na Arena Pernambuco, no Recife, e ganhou por 1 a 0 com o gol de Thomas Müller. Enquanto isso, a seleção portuguesa enfrentou a seleção ganense no Estádio Nacional, em Brasília, e venceu por 2 a 1, sendo um foi marcado por Cristiano Ronaldo. Até que enfim, né CR7?! Mas já é tarde demais. Estados Unidos está classificado para a próxima fase e Portugal está fora do mundial. Motivo: a diferença de saldo de gols entre a seleção americana e a seleção portuguesa. Com isso, Alemanha e Estados Unidos estão classificados para as oitavas de final. Gana e Portugal voltaram para casa mais cedo (para a decepção dos portugueses).

É, CR7! Não foi desta vez nesse Mundial.
Quem sabe numa próxima, né?!

'Diabos Vermelhos' e Argélia ganham destaque no Grupo H
E pra terminar tem o Grupo H, que teve Bélgica, Coreia do Sul, Argélia e Rússia. Na primeira rodada, no dia 17, a seleção belga enfrentou a seleção argelina no Mineirão, e o placar foi de 2 a 1 para a Belgica. No mesmo dia, Russia e Coreia do Sul se enfrentaram na Arena Pantanal, em Cuiabá, e empatou por 1 a 1, sendo o goleiro Igor Akinfeev, da seleção russa, como o primeiro 'frangaço' deste Mundial. Na segunda rodada, no dia 22, a seleção belga venceu a Rússia por 1 a 0 no Maracanã, no Rio, e garantiu a vaga por antecipação. No mesmo dia, a seleção argelina enfrentou a seleção sul-coreana no Beira-Rio, em Porto Alegre, e venceu por 4 a 2. Na última rodada, a seleção belga se enfrentou a seleção sul-coreana na Arena São Paulo, e venceu por 1 a 0, eliminando a Coreia do Sul. No mesmo horário, a seleção argelina enfrentou a seleção russa na Arena da Baixada, em Curitiba, e empatou por 1 a 1, eliminando a Rússia no Mundial. Com isso, Bélgica (com 9 pontos) e Argélia (com 4 pontos) se classificaram para a próxima fase. Rússia (com 2 pontos) e Coreia do Sul (com apenas um ponto) se despedem da Copa do Mundo.

E as oitavas de final ficou assim, como você mostra no gráfico abaixo. Neste sábado, 28, a nossa seleção vai enfrentar as 13h, no Mineirão, em Belo Horizonte. No mesmo dia às 17h, Colômbia e Uruguai jogam no Maracanã, no Rio de Janeiro. No domingo, 29, Holanda e México jogam às 13h, no Castelão, em Fortaleza, e Costa Rica e Grécia jogam às 17h, na Arena Pernambuco, no Recife, Na Segunda-feira, 30, França e Nigéria jogam às 13h, no Estadio Nacional, em Brasília, e Alemanha e Nigéria jogam às 17h, no Beira-Rio, em Porto Alegre. E na terça-feira, dia 1º de julho, a Argentina de Messi enfrenta a Suíça às 13h na Arena São Paulo, na Capital paulista, e às 17h, Bélgica e Estados Unidos se enfrentam na Arena Fonte Nova, em Salvador. Lembrando que todos os jogos ocorrem no horário de Brasília (GMT -3). 

Clique para ampliar.

E como estamos em clima de Copa do Mundo, aproveito pra dizer que durante os jogos da Primeira Fase do Mundial, repórteres e jornalistas ficaram cercados nas torcidas brasileiras e outras 31 seleções. A maioria, repórteres até ganharam beijos de torcedores, seja brasileiro ou estrangeiro. Assisti muitos vídeos e por isso, coloquei uma enquete para saber: 'Qual a repórter de TV que ganhou beijo em torcedor durante a Primeira Fase do Mundial?'. Será que a Luciane Kohlmann, da RBS TV, que ganhou beijo duplo de torcedores holandeses a caminho do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre; a Daniela Abranches, da TV Amazonas, que ganhou beijo de um torcedor brasileiro; ou a Sabina Simonato, da Globo São Paulo, que ganhou beijo de um torcedor croata antes da abertura do Mundial e outro de um torcedor português antes da partida Portugal e Alemanha. Vote na enquete que está no topo desse blog, no canto direito antes do meu perfil. O resultado, vai ser divulgado nos próximos dias. E siga nas redes sociais para acompanhar e comentar tudo sobre a Copa do Mundo na minha conta pessoal no Facebook, no meu Twitter @lucianosilva96, e no Instagram @lucianoamorim94.

E vamos torcer juntos para que a nossa seleção (do técnico Felipão, do Neymar e companhia) faça muito, mas muito bonito do que da primeira fase e conquistar o sexto título: o HEXACAMPEONATO! Afinal, #VamoQueVamoBRASIL

*Com informações e apoio do GLOBOESPORTE.com e Agência RBS