domingo, 15 de junho de 2014

Festejos Juninos deste ano vão ser em clima de Copa do Mundo no Brasil



Amigos, estamos no mês de Junho! Mês do meu aniversário, dos namorados, da chegada do Inverno para o Hemisfério Sul e mês das Festas Juninas, que é tradição aqui na Região Nordeste. Mas a cada quatro anos, tem um reforço para completar a festa: a Copa do Mundo da FIFA. E como 'o maior espetáculo da terra' vai acontecer este ano no Brasil, será maior ainda! Afinal, como acontece a cada quatro anos, Forró, Festa Junina e Copa do Mundo andam juntas e vai ser uma mistura de bola no pé, torcer a nossa seleção e dançar agarradinho. Pra mim, uma das festas mais comemorativas do ano é São João e Natal (em dezembro).

Começamos com a programação dos Festejos Juninos aqui em Caaporã, Litoral Sul da Paraíba e Região Metropolitana de João Pessoa. A festa começa nos dias 20 e 23 de junho no Pátio de Eventos da cidade. Banda Encantu's, Geraldinho Lins e Forró Bakana são as principais atrações. No dia 24, vai ter o Forró pé-de-serra e quadrilhas juninas na Praça do Colorido, e no dia 29, tem a Festa de São Pedro em distrito de Congacari, com muita pé-de-serra. A festa de São Pedro no distrito Cupissura, vai ser nos dias 5 e 6 do próximo mês, e Kitara e Forró Pegado são as principais atrações por lá.

Em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, os festejos juninos acontecem nos dias 21 e 29 de junho. Entre as atrações estão Wesley Safadão e Garota Safada, Aviões do Forró, Magníficos e Mastruz com Leite (que eu mais gosto). Por lá, a festa começou no último dia 14, na Praia de Catuama, com as bandas Magnatas do Forró e Namoro Sertanejo.

Em Carpina, na Mata Norte de Pernambuco, os festejos juninos ocorrem nos dias 18, 21, 22, 23, 24, 28 e 29 deste mês. Uma das principais atrações estão Aviões do Forró, Dorgival Dantas, Cezzinha e Michel Teló. Este ano, o homenageado será Paulinho do Arcodeon.

Em Arcoverde, PE, a festa vai acontecer nos dias 19 e 28 de junho. Entre as principais atrações estão Lucy Alves, Magníficos, Luan e Forró Estilizado, Geraldinho Lins, Limão Com Mel, Bonde do Brasil, Bruno e Marrone e Claudia Leitte (aquela que canta com Pitbull e Jennnifer Lopez a música oficial 'We Are One', da Copa do Mundo deste ano). São organizados dez polos para os mais diferenciados gostos. O homenageado deste ano é o Cine Rio Branco. Fundado em 18 de maio de 1917, este é um dos cinemas mais antigos em funcionamento no país e na América Latina, como informa a assessoria de imprensa do evento.

Em Patos, Sertão da Paraíba, os festejos juninos ocorrem nos dias 18 e 23 de junho. A programação tem Wesley Safadão, César Menotti e Fabiano, Asa de Águia, Daniel e Bell Marques - que se despediu da Banda Chiclete com Banana no carnaval deste ano. Um espaço temático, chamado de Terreirinho do Forró, vai reproduzir o regionalismo nordestino por meio de uma cenografia junina.

Em João Pessoa, os festejos juninos vão ser nos dias 21 e 29 de junho. Elba Ramalho, Luan e Forró Estilizado, Dorgival Dantas, Os Gonzagas e Flávio José são as principais atrações. O homenageado deste ano será Pinto do Arcodeon. A festa vai acontecer no Ponto de Cem Réis, no Centro da cidade, mas a Prefeitura da capital paraibana decidiu transferir para o Busto de Tamandaré, que fica entre os bairros de Tambaú e Cabo Branco, como palco principal das atrações, o que considerou a facilidade de acesso e as dimensões do espaço disponível. O Ministério Público Paraibano não concordou com a mudança. Mas afinal, 'Pode Isso, Arnaldo?'... Bom, polêmicas a parte, a festa vai ser pra valer por lá.

Enquanto isso, duas cidades estão em clima de festas juninas. Em Caruaru, Agreste de Pernambuco, 'O Melhor São João do Mundo' começou no último dia 31 de maio. Entre as atrações principais estão Luan Santana, Garota Safada, Limão com Mel, Elba Ramalho, Fagner, Zé Ramalho e Banda Magníficos. A festa deste ano homenageia o músico João do Pife, o empresário João Luiz do Forrozão, o sanfoneiro Regis Pietro e o compositor Carlos Fernando. O palco do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga tem 20m em formato retangular com telões em 3D. São esperados 1,5 milhão de visitantes em todos os dias e estima-se que sejam movimentados mais de R$ 200 milhões.

Em Campina Grande, Agreste da Paraíba, tem 'O Maior São João do Mundo'! O tema deste ano é - além da Copa do Mundo - o aniversário da cidade, que vai completar 150 anos no dia 11 de outubro deste ano. Entre as atrações no Parque do Povo, estão Lucy Alves, Luan e Forró Estilizado, Forró Bakana, Nando Cordel, Amazan, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Cezzinha e Pe. Fábio de Melo. A festa começou no último dia 6 e vai até o dia 6 de julho. Mas segundo o Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, a festa vai ser prorrogada se a nossa seleção chegasse até a final da Copa do Mundo da FIFA™ 2014 (no dia 13 de julho). E tomara que a gente acredita que sim!

E lembrando que os jogos da nossa seleção na Copa do Mundo da FIFA™ 2014 vão ser transmitidos em algumas cidades citadas. E vamos torcer juntos para que a 'Seleção do Felipão' conquiste o HEXACAMPEONATO aqui no nosso país!

Então é isso! Fique ligado nos Festejos Juninos nas cidades citadas aqui e que você aproveita a festa na PAZ e na TRANQUILIDADE!

*Com informações e apoio de: Pernambuco.comO Cotidiano, G1 PB e G1 Caruaru e Região