sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Missa solene marca o centenário da Arquidiocese da PB, em João Pessoa


Foi celebrado no último sábado, 22, a missa solene em comemoração aos 100 anos da Arquidiocese da Paraíba. A missa foi celebrada no no Adro da Igreja São Francisco (principal cartão-postal da cidade), no Centro de João Pessoa. A missa foi muito bonita e quando eu presenciei e quando eu vi a Igreja São Francisco pela primeira vez, me sinto que estava no Vaticano e a missa solene era muito parecida na Basílica de São Pedro.

Além de Dom Aldo Pagotto, participaram na missa campal 14 bispos de toda a região Nordeste do Brasil e os 150 padres das paróquias da Arquidiocese da Paraíba. O núncio Apostólico no Brasil e o embaixador do Papa Francisco no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, também estava comfirmada para participar da missa solene, mas não pode comparecer por motivos de saúde. A mensagem feito pelo representante do Papa no Brasil, foi lida pelo Bispo da Diocese de Palmeres (PE), Dom Genival Saraiva, durante a homilia. Participaram também na missa campal, o governador da Paraíba Ricardo Coutinho, o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, o vice-governador Rômulo Gouveia e também celebrantes de outras religiões, como o Pastor Estevam Fernandes, da Igreja Batista.



No dia 6 de fevereiro de 1914, pela Bula “Maius Catholicae Religionis Incrementum”, do Papa Pio X, a Diocese da Paraíba foi elevada à Arquidiocese e Sede Metropolitana. A festa jubilar da arquidiocese foi iniciada em novembro de 2011. Até fevereiro deste ano, foram realizadas Sessões Canônicas do Sínodo para preparar e tratar do tema central e temas conexos, definidos por três comissões: Histórica e Patrimonial, Teológica e Pastoral, e Formação para os Ministérios Ordenados e Ministérios Leigos. Atualmente a Arquidiocese da Paraíba possui 89 paróquias distribuídas em 9 Regiões Pastorais (Agreste, Centro, Conjuntos, Litoral, Praia Norte, Praia Sul, Urbana Sul, Vale do Mamanguape e Várzea), compreendendo 38 municípios. Uma delas, é a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Caaporã, PB.

A Igreja São Francisco é considerado um dos mais importantes complexos barrocos do Brasil. Foi fundado em 1779 e a construção durou 90 anos pelos padres Franciscanos que chegaram a Paraíba no século XVI. Em 1979 foi fechado para restauro e em 6 de março de 1990 foi reinaugurado como Centro Cultural. Embora permaneça um patrimônio da Arquidiocese da Paraíba, o Centro Cultural São Francisco é mantido através de convênio com um grupo de instituições: o Estado da Paraíba, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, a Universidade Federal da Paraíba, a Fundação Joaquim Nabuco e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Centro inclui uma galeria-museu de arte popular, um museu de arte sacra com peças de várias procedências, a Galeria de Pedra, dedicada à arqueologia do monumento, espaços de exposições e eventos, um centro de restauro e biblioteca.

Foi muito bom a missa campal em comemoração ao centenário da Arquidiocese da Paraíba, em João Pessoa. E sabe porquê (como diz o Marcelo Rezende), porque eu estava lá.

Fonte: G1 PB, Wikipedia e YouTube/portalcorreio (Vídeo)