terça-feira, 12 de março de 2013

Olinda e Recife: duas cidades que encantam


Pessoal, nesta terça-feira, 12, a cidade de Recife e Olinda fazem Aniversário. A capital pernambucana completa 476 anos, enquanto Olinda, faz 478 anos.

Conhecida como a 'Veneza brasileira' com as suas pontes entre os rios Capibaribe e Beberibe, Recife tem uma população de 1.546.516 habitantes, segundo o Censo 2012, do IBGE. É sede da Região Metropolitana do Recife, a maior aglomeração urbana do Norte-Nordeste e quinta maior do Brasil, com 3,7 milhões de habitantes, além de terceira metrópole mais densamente habitada do país, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro, e quarta maior rede urbana do Brasil em população. Segundo o Wikipedia, o nome "Recife" provém da palavra "arrecife", grande barreira rochosa de arenito (recifes) que se estende por toda a sua costa, formando piscinas naturais. Pontos turísticos como Marco Zero, o Centro do Recife, a Praia de Boa Viagem e o Recife Antigo, além dos rios e das pontes, tormam-se cartões-postais da capital pernambucana, e, que, pra mim, assim como conhecida popularmente como a 'Capital do Nordeste'. Porto, em Portugal e Amsterdam, em Holanda, são as duas das quatro cidades-irmãs pelo mundo.

Conhecida como as igrejas, casarões e ladeiras históricas, a cidade de Olinda, tem 375 mil habitantes, segundo o Censo 2012 pelo IBGE. Segundo o Wikipedia, a cidade foi o ponto de partida, não só para o povoamento do interior pernambucano, mas também para a ocupação dos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. Somente Sergipe e Piauí não devem sua ocupação a Pernambuco. Além disso havia a corrente luso-baiana da Casa da Torre, que contratava paulistas como Domingos Jorge Velho, bandeirantes sem os quais o interior do Nordeste teria permanecido sob controle tapuia por séculos.

Um dos eventos tradicionais das duas cidades é o Carnaval. Em 1982, foi declarada o Carnaval de Olinda como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas. Em 2005, Olinda foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura no ano de 2006. Foi a primeira vez que o Brasil elegeu uma capital cultural. O projeto é uma iniciativa da organização Capital Brasileira da Cultura, com o apoio dos Ministérios da Cultura e do Turismo e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. E mais, o Frevo, foi declarada, em dezembro do ano passado como Patrimônio da Humanidade. Ou seja, pode ser reconhecido em todo o planeta.

Olha, pra mim, eu nunca fui ao Recife e Olinda, desde em que eu cheguei aqui em Caaporã, na Paraíba, em junho de 2004. Mas, quem sabe um dia, eu vou nas duas cidades passar o dia todo lá e conhecer os pontos turísticos das cidades.

Concluindo este post especial, eu achei os vídeos do YouTube, sobre os aniversários de Recife e Olinda.

Aniversário Recife e Olinda - 2006 - Globo Nordeste - Recife/PE
Este vídeo eu me lembro bem, é da Globo Nordeste, em 2006. Quem interpreta no vídeo é 'Recife, Cidade Lendária', que é da autoria do grande Capiba, e cantada por Lenine, além, claro, das paisagens da capital pernambucana. Veja o vídeo do canal /AlexandrePontes do YouTube.



Aniversário Recife e Olinda - 2007 - Globo Nordeste - Recife/PE
Esta homenagem é de 2007, pela Globo Nordeste. A música do filme é 'Recife, Minha Cidade', que é cantada por Reginaldo Rossi, mas é tocada neste vídeo por Alceu Valença, Monbojó e China. Personalidades como a atriz Rayana Carvalho, Roger de Renor e Silvério Pessoa, além do Reginaldo Rossi, autor da letra, aparecem no clipe. Vídeo do canal /culturapernambucana no YouTube.



Aniversário Recife e Olinda - 2008 - Globo Nordeste - Recife/PE
Este clipe é de 2008, pela Globo Nordeste. A homenagem é muito bonita. A música é assim: "Minha Olinda, Meu Recife / É tempo de homenagear / Duas cidades um só lugar / Uma história de amor verdadeira / Não tem fronteira que vive barreira, pra separar / Essas duas cidades guerreiras / Esse povo a trabalhar / O sol que ilumina o rio, as igrejas, as pontes, a terra, o mar / E ilumina a felicidade nas lentes do meu olhar [...]" Linda demais esta música que é uma declaração de amor pela cidade. Detalhe, a letra 'Minha Olinda, Meu Recife', foi usada em 2005, também pela Globo Nordeste, e que eu me lembro muito bem, mas não consegui achar o vídeo. E outro verso da letra diz tudo: 'É Tempo de homenagear Recife e Olinda'. Veja o vídeo do canal /cleitonbarbosapro no YouTube.



Clipe 'Recife de Todos Nós' - 2006 - Prefeitura do Recife
Esse vídeo aqui, diz tudo. Clipe da Prefeitura do Recife, em 2006, mostra 'Recife de Todos Nós'. Eu me lembro desse vídeo e é emocionante! Como diz o trecho da música: "[...] Viver Recife é Bom / Faz bem pro coração [...]" É de arrepiar esse clipe que é do canal /makplan, do YouTube.



Aniversário Recife e Olinda - 2011 - Globo Nordeste - Recife/PE
Esse clipe do aniversário de Recife e Olinda, pela Globo Nordeste, em 2011 é, digamos, uma poesia sobre a cidade. Legal esse vídeo que é do canal /leonardo26pe, do YouTube.



Aniversário Recife e Olinda - 2012 - Globo Nordeste - Recife/PE
E pra terminar, esse clipe da Globo Nordeste, do ano passado, também diz tudo! A música é '12 de março'. O desafio de André Rio, Dj Dolores e Fabio Trummer é em compor uma música para homenagear o aniversário de Recife e Olinda. Sensacional esse clipe! Veja o vídeo do canal /RTVPRODUTORA no YouTube.



Enfim, dou os parabéns a Recife e Olinda!