sábado, 19 de janeiro de 2013

#PlanetaAtlântida2013: Um festival de ritmos e de surpresas em Floripa

O soul de Armandinho foi destaque na primeira noite do
Planeta Atlântida 2013, em Floripa.
Foto: Charles Guerra/Ag. RBS

Créditos: Divulgação
Pessoal, no final de semana passada, aconteceu a maior festa do Planeta na capital catarinense. É o Planeta Atlântida 2013 que estava na 15ª edição em Floripa. Foram mais de 80 atrações para um público de 60 mil pessoas, na Sapiens Parque, nos dois dias de festa. E eu vou analisar como foi a versão catarinense do Planeta Atlântida em 2013.

Na primeira noite do Planeta, no dia 11, A banda mineira Strike abriu o Planeta em SC. Durante a apresentação, o público acompanhou a banda com palmas. Foram 12 músicas, entre elas três do último álbum 'Nova Aurora'. Os CDs mais antigos, 'Desvio de Conduta' e 'Hiperativo' também fizeram parte do repertório, além das músicas como 'Aquela História', 'A tendência' e  'Fluxo Perfeito', que faz parte da trilha sonora de 'Malhação', foram cantadas pela plateia, que cresceu ao longo da noite.

O cantor Armandinho foi a segunda atração da noite. Ou seja, ainda no final do dia, porque em Floripa, o sol se põe depois das 20h durante o mês de janeiro. O cantor gaúcho que mora em Floripa, transformou o Planeta numa espécie de Luau e cantou vários sucessos como 'Amor de Primavera', 'Pescador' e o sucesso 'Desenho de Deus', que, segundo Armandinho, uma das recordações mais especiais em relação ao Planeta é da edição de 2007, quando ele chegou ao festival consagrado pela música. A canção era uma velha conhecida dos planetários, que a cantaram do primeiro ao último verso. E na minha opinião, o Armandinho é o Jason Mraz do 'soul' brasileiro! Não tem pra ninguém. Esta foi a décima edição consecutiva em que o gaúcho participa do Planeta.

Mas o Armandinho perde para o Charlie Brown Jr, que já apresentou no Planeta Atlântida pela 13ª vez. Nesta edição, o grupo de Rock levou o público ao delírio com sucessos como 'Tudo o que ela gosta de ouvir', 'Vou te levar' (tema da novela 'Malhação', em 2000) e 'Ela vai voltar'. Hits do novo CD, 'Música Popular Caiçara", também fizeram parte do setlist da banda. Durante o show, o vocalista Chorão chegou a afirmar que os shows do Planeta, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, são os que mais gosta de fazer. A apresentação teve a participação especial dos Racionais Mc's e segundo o vocalista 'Chorão', a realização de um sonho.

Racionais MC's tocou antes do Charlie Brown Jr e depois do Armandinho, mas esse eu não vou comentar sobre como foi a apresentação do grupo paulista porque eu não gosto das músicas dele. Vamos pular pra outra...

Depois do soul de Armandinho, do rap dos Racionais e do Rock de Charlie Brown Jr., veio o axé da minha conterrânea Cláudia Leitte. Ela fez o público do Planeta Atlântida num trio elétrico, ou melhor, um chamado 'pré-carnaval'! Ela cantou alguns sucessos como 'Bolha de Sabão', 'Extravasa' e incluiu canções de Jorge Ben Jor e Lulu Santos e até mesmo a 'Dança do Bumbum', do É o Tchan. Além do novo sucesso de Cláudia Leitte para o Carnaval deste ano e também a música desta estação: 'Largadinho'.

Depois do axé da Claudinha Leitte, é a vez do Planet Hemp. O grupo carioca formado por Marcelo D2 e BNegão, Rafael Crespo, Formigão e Pedrinho começaram o show com a música 'Legalize Já' e seguiram com músicas dos álbuns ‘Usuário’ (1995), ‘Os Cães Ladram e Carava não Para (1997) e ‘A invasão do Sagaz Homem Fumaça’ (2000). A música 'Ex-quadrilha da fumaça' iniciou ao som de um avião rasante. O público acompanhou a apresentação animado, vibrando com as letras e cantando junto. No fim da apresentação, o grupo ainda fez uma interpretação da canção ‘Samba Makossa’, de Chico Science, e ‘Mantenha o Respeito’.

E quem encerrou a primeira noite do Planeta Atlântida 2013 em Floripa foi o Funk do cantor Naldo. O show iniciou com a música 'Amor de chocolate' - que pra mim, um dos candidatos a melhor música do #Verão2013. Ao ritmo de funk, ele convidou fãs para subirem ao palco para cantar e dançar com ele. O cantor também fez o público dançar com músicas como ‘Me chama que eu vou’, da época em que ele fazia dupla com o irmão Lula, que morreu em 2008. Depois da apresentação, apenas uma escolhida continuou no local e recebeu de presente um buquê de flores, enquanto tocava 'Minha Cinderela'. Segundo a jornalista Núria Saldanha que mencionou no meu twitter, o @lucianosilva96, Naldo fez mais de 300 shows no ano passado. Imagine em 2013... E a primeira noite do Planeta Atlântida foi (quase) até o dia amanhecer.

Na segunda noite do Planeta, no dia 12, não foi diferente. Quem abriu foi o rock dos Detonautas que teve a participação dos Raimundos. Sucessos como 'Quando o sol se for', 'Você me faz tão bem', 'Olhos certos' e 'O dia que não terminou' fizeram parte do repertório. O vocalista dos Raimundos, Digão, e do Detonautas, Tico Santa Cruz, cantaram juntos as músicas 'Eu quero ver o oco', 'Mulher de fases' e 'Puteiro em João Pessoa'. O sucesso 'Mulher de fases' empolgou a plateia, que pulou e cantou o refrão junto com os músicos.

Depois do rock, veio o pagode do Sorriso Maroto, que em 2012 completou 15 anos de carraira. A banda tocou vários sucessos, entre eles, as músicas 'Se eu te pego, te envergo' e do 'Assim você mata o papai', que foi sucesso em 2012 e que foi trilha sonora da novela 'Avenida Brasil', que pra mim, também foi a novela de 2012. E o púbico foi ao delírio.

Depois, vem o reagge do Natiruts. Em 60 minutos, a banda brasiliense tocou sucessos, como 'Meu reggae é roots', 'Au de cabeça', 'Naticongo' e 'Groove bom'. Em 'Quero Ser Feliz Também' o grupo desejou boas vibrações ao público, que retribuiu com um coro e aplausos. Esta é a quarta participação do Natiruts no Planeta Atlântida.

Depois do reagge, o rock voltou a tomar conta no Planeta Atlântida 2013 em Floripa com o grupo O Rappa. Em várias músicas, os planetários fizeram coro. O grupo ainda apresentou canções como 'O Mar de Gente', 'Homem Amarelo' e ‘My Brother’. Além disso, durante o show, que esse, pra mim, foi o destaque, os integrantes ainda fizeram uma homenagem a Luiz Gonzaga, que completou 100 anos no ano passado, se estaria vivo, a quem o vocalista Falcão chamou de 'Bob Marley da música brasileira'. Em seguida, cantou ‘Súplica cearense’ em ritmo de Rock.

Depois do rock, vem o sertanejo e o romantismo de Luan Santana. Desde o início, quando entrou no palco do Planeta, o cantor arrancou gritos das fãs. E olha que é a terceira edição consecutiva do Planeta que o sul-mato-grossense participa. Mesmo com ploblemas na voz, ele cantou alguns sucessos como ‘Você de mim não sai’ (trilha da novela 'Avenida Brasil', em 2012), ‘Sinais’, ‘Meteoro' e ‘Amor não é pecado’ (trilha da novela 'Morde e Assopra' em 2011, você lembra?!). Ele cantou sucessos de outros artistas como Naldo, João Lucas e Marcelo e fez dueto com o vocalista Bruno Cardoso, do Sorriso Maroto com a música 'Assim Você Mata o Papai'.

Depois da apresentação do Luan Santana, veio a apresentação SURPRESA: a banda RPM, que tocava no camarote, tocou no palco central do Planeta. Com 30 anos de história, o grupo trouxe os principais sucessos da carreira, como o 'Olhar 43', 'Rádio Pirata', 'Alvorada Voraz' (que fala de mensalão, corrupção e muito mais) e 'RPM'. Paulo Ricardo já se apresentou em outras edições do festival, mas esta foi a primeira vez que a banda se apresentou no Planeta.

E o Planeta Atlântida 2013 em Floripa encerrou em ritmo de música eletrônica com o DJ Fabrício Peçanha.

Na minha opinião, o Planeta Atlântida 2013, em Floripa foi muito mais diferente do que as outras 14 edições. E, assim como nas edições anteriores, o Planeta é sempre uma mistura de ritmos. Como diz o cantor Luan Santana, em entrevista a RBS TV Florianópolis, isso que eu até concordo, que o Planeta não tem fronteiras e nem preconceito musical, porque o público prestigiou para curtir todas as atrações e são várias tribos se unindo e curtindo em nome da música. Ou seja, foi uma mistura de Rock a Pagode, de Sertanejo ao Soul, do Funk ao Rap, enfim. E mais, este ano, teve tempo bom para o Planeta Atlântida, em Floripa, ao contrário do ano passado que teve o tempo nublado e chuvoso, que aconteceu em algumas edições anteriores e até virou tradição, hein?! E com a interatividade nas redes sociais e apesar do troca-troca na programação dos palcos, a edição do Planeta Catarinense este ano foi muito bom. E a minha avaliação, dou a nota 9,5.

 ►Saiba mais 
Veja a pagina especial do Planeta Atlântida  2013 no G1 SC

Próximo Planeta Atlântida 2013 é nos dias 1º e 2 de fevereiro, na praia de Atlântida, no RS. Além dos alguns que já tocaram no festival em Floripa, vâo apresentar também no palco principal, Thiaguinho, a minha conterrânea Ivete Sangalo, Fresno e do grupo Sambô, além de outras atrações que foram divulgados esta semana e organizados em cada palco. Pra saber mais, clique aqui. Os ingressos estão a venda no site oficial do evento e também nas lojas Renner em todo o estado do Rio Grande do Sul. Os preços variam de R$ 130 até R$ 575, e estes preços entraram em vigor esta semana.

E quem não vai ao Planeta Atlântida 2013 no RS, pode acompanhar na TV, no rádio e na internet, como eu fiz a cobertura no ano passado. O evento pode ser transmitido para todo o Brasil pelo canal de TV por assinatura Multishow e pela TVCOM, emissora local em Porto Alegre além pela Rádio Atlântida e nos portais G1, ZEROHORA.com e ClicRBS. E também nas redes sociais. E eu vou acompanhar tudo no meu twitter, o @lucianosilva96 e pelo meu Facebook. E se der um tempinho, eu vou analisar no meu blog como foi o Planeta no RS. E tomara que o Planeta gaúcho seja muito mais melhor do que o Planeta catarinense.

*Alguns trechos deste post peguei do site G1 SC.