sábado, 28 de dezembro de 2013

#DESTAQUESDE2013 // Os destaques de Outubro



O meu blog #PorDentroDasNotícias traz durante duas semanas uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2013, selecionados por mim. E hoje, na décima parte da série, vamos aos destaques de Outubro.

No post anterior, o de setembro, falei que a MTV Brasil encerrou as transmissões na TV Aberta no dia 30. Pois é, eu começo o post destacando sobre esse assunto. No lugar da MTV Brasil, entrou no ar à meia-noite do dia 1º, o novo canal do Grupo Abril, que não era batizado de TV Abril, e sim, o canal Ideal TV, que voltou ao ar após quatro anos e dois meses. O primeiro programa da volta do Ideal TV foi 'Siga o Mestre', onde o apresentador Carlos Mello, entrevistou Leda Machado, que foi exibida em maio de 2008. O Grupo Abril optou por relançar o canal afim de permanecer dono da concessão na TV aberta até que as negociações fossem concluídas. Pra entender o assunto, a programação do canal Ideal TV, é composta por programas de gestão de carreiras, gestão de negócios e bem viver. Outra curiosidade: durante os intervalos, exibem, acredite, um 'slide' de notícias que é muito parecido por onde anda em estabelecimentos comerciais como shoppings, elevadores, entre outros. Ou seja, no Ideal TV, a programação se repete, repete, repete... e nos intervalos, exibem um 'slide' de atualidades no formato de 'sala de espera'... Eu não vou comentar mais nada, mas dou uma nota 0,1! Aí, eu pergunto: O que serão das emissoras após a extinção da MTV Brasil na TV aberta?

#enquantoisso, um minuto após a última transmissão da MTV Brasil às 23h59, o sinal da MTV foi aberto na TV por assinatura, com o logotipo da emissora e com horário que iria começar as transmissões. Depois, a imagem foi trocada por um promocional com Mãe Dináh lixando as unhas. Prestes a estrear ocorreu uma contagem regressiva e na estreia teve um compacto com as atrações que seriam transmitidas no canal. As transmissões da MTV Brasil na TV paga e na era Viacom, começaram às 21h30 (Horário de Brasília). O primeiro programa a ser exibido foi o 'Coletivation', que teve a cantora Anitta, como a primeira participação na nova MTV. Diferente da MTV Brasil, o novo canal deixou evidente em sua estreia a mudança de rumos na emissora. Enquanto aquela estreava com clipe de Marina Lima, uma diva da MPB, a atual tem como madrinha a atual diva do funk. E aí eu pergunto de novo: qual foi o primeiro videoclipe da nova MTV Brasil na TV paga?! A MTV exibirá versões nacionais de programas americanos, seriados, shows e, nas madrugadas e pelas manhãs, videoclipes. O canal pode ser sintonizado nas operadoras Sky, Claro TV, CBTC TV, Vivo TV e NET, além das operadoras de TV a cabo independentes. E torço para que a nova MTV Brasil na era Viacom seja melhor do que a MTV Brasil na era Abril.

Outro destaque de outubro é a 30ª edição da Oktoberfest, em Blumenau, SC, que aconteceu nos dias 3 a 20 de outubro. Segundo a organização, mais de 440 mil pessoas visitaram a Vila Germânica durante a festa e 370 mil litros de chope foram consumidos. A organização esperava um número maior. Mesmo assim, muita gente ficou de fora devido a um acordo firmado com o Ministério Público para garantir a segurança dos visitantes, o que acabou limitando o público dentro do Parque. Não podiam entrar mais de 40.754 pessoas por dia na festa. Várias celebridades participaram da Oktoberfest como o ex-jogador Cafu, a apresentadora Sabrina Sato, a atriz Ellen Roche e a modelo Mariana Weickert que participou de um concurso de chope em metro onde foi desclassificada por babar e não beber toda a cerveja. Várias histórias aconteceram na Oktoberfest, como casal que deu 1º beijo na Oktober comemora 20 anos de relacionamento. Diogo e Vanessa Losso estudavam juntos quando foram à festa, em outubro de 1993. E em meio de milhares de visitantes vestidos com trajes típicos da Alemanha, um grupo de São Paulo é um dos que mais chama atenção do público da Oktoberfest. Dez amigos estavam vestidos como personagens da turma do Chaves. Segundo o 'Kiko', eles chegam a tirar até 500 fotos nas noites mais movimentadas. Nas redes sociais, a Oktoberfest foi um dos mais comentados! Segundo o site OktoberSocial, a festa com a hashtag #oktoberblumenau foi mencionada mais de 100 mil vezes no Tiwtter, Facebook e no Instagram. Mas o fato é que a Oktoberfest foi maravilhoso em Blumenau esse ano! A próxima edição do evento já tem data marcada: será nos dias 9 até 26 de outubro.

Outro principal destaque de Outubro é o #Enem2013! Mais de 5 milhões dos 7.173.574 inscritos, fizeram as provas em 15 mil locais de prova em 1.661 municípios do Brasil nos dias 26 e 27. A prova deste ano foi a maior e mais rígida da história do Enem desde 1998. Em uma entrevista coletiva no dia 27, o ministro da educação, Aloízio Mercadante, disse que a taxa de abstenção ficou em torno de 29%. Além dos candidatos que faltaram ao exame, 36 candidatos foram eliminados por postarem na internet fotos feitas dentro das salas de prova. Ele destacou que houve uma redução do número de eliminados registrado em 2012, quando 65 estudantes perderam o Enem ao serem flagrados descumprindo a regra do edital sobre o uso de equipamentos eletrônicos. O ministro destacou alguns casos emblemáticos na edição de 2013 do exame, como a morte do estudante Fernando Ximenes, que se envolveu em um acidente de trânsito a caminho da prova do dia 26, e da candidata Elaine da Silva, de 20 anos, que estava grávida e no primeiro dia de provas entrou em trabalho de parto. Ela foi levada ao hospital e deu à luz uma menina, que chamou de Luna Kimberly. 

Este ano, as provas do Enem teve com cara de Vestibular, tanto no primeiro dia, quanto no segundo dia. As provas de ciências humanas e de ciências da natureza do Enem 2013 abordaram questões históricas, tradicionais e de atualidades. Entre as questões que caíram na prova estavam perguntas que abordavam globalização, a demarcação de terras indígenas, o governo de Juscelino Kubitschek, circuitos elétricos, química orgânica e a transmissão da rubéola. Entre os elementos de cultura pop que apareceram nas questões estava a canção "Disneylândia", do grupo Titãs. Na prova, está indicado que a canção foi escrita por Arnaldo Antunes, mas na página do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) na internet, a música está creditada a toda banda. Nas provas de Matemática e Linguagens e suas tecnologias, os conteúdos foram mais focadas, tinham enunciados mais curtos e exigiam menos interpretação na avaliação dos especialistas. De acordo com os professores ouvidos pelo portal G1, a edição deste ano exigiu conhecimentos específicos dos candidatos em quase todas as áreas avaliadas, aproximando-se do que é pedido nos vestibulares tradicionais pelo país. O tema da redação do Enem 2013 foi "Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Pra mim, que eu fiz o Enem pela primeira vez, a prova foi legal com muito conteúdo, muita informação, raciocínio e menos cansaço. E o tema da Redação do Enem desse ano ficou melhor ainda.


Duas histórias marcaram o Enem este ano. Em Belo Horizonte, Mariana Drummond, de 17 anos, integrou a companhia de balé por três anos, mas acabou se decidindo pela carreira de médica. Desde 2011, Mariana faz o Enem como treineira. No ano passado, fez mais de 780 pontos na média das provas e ainda obteve uma redação de 920 pontos de um total de 1.000. No Rio Grande do Sul, Vitória Strada, 17 anos, tem se desdobrado nos últimos dias para conciliar todas as atividades. Considerada sósia de Catherine Zeta-Jones, a jovem foi indicada para disputar um concurso de beleza nacional. Enquanto se prepara para conquistar os jurados, também contou os dias para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. Apesar da pouca idade, não é a primeira vez que Vitória irá participar de um concurso de beleza. Em março de 2013, ela disputou o Garota Verão, no Litoral Norte do estado. Vitória completará 18 anos apenas no mês de outubro de 2014. Segundo o regulamento do concurso, caso ganhe a faixa, a candidata precisa ser maior de idade apenas no ano em que irá exercer o reinado como Miss Mundo Brasil e disputar o Miss World, com candidatas de 110 países. Recentemente, a jovem fez uma participação no filme “Beleza”, do diretor gaúcho Jorge Furtado, que ainda está em fase de produção. No filme, ela conheceu atores e atrizes consagrados, como Francisco Cuoco, Adriana Esteves e Vladimir Brichta. Após as provas, Vitória disse que está confiante no resultado. No dia 29, o Inep divulgou o gabarito oficial do Enem e o resultado final do exame só vai sair na primeira semana de 2014.

Os Estados Unidos escaparam, por pouco, de um calote histórico. A menos de duas horas do fim do prazo, a Câmara aprovou, na noite do dia 16, um acordo político em Washington destravou o governo e evitou que a maior economia do mundo desse um calote. O acordo no Congresso encerra duas semanas de perigoso impasse, que começou no dia 1º com o fechamento dos dos serviços públicos federais, como museus. Os radicais que dominam o Partido Republicano paralisaram o governo por 16 dias, levaram o país à beira do calote, e não conseguiram absolutamente nada do que queriam. Eles acabaram jogando a toalha e votaram na Câmara por 285 a 144 o acordo que já havia sido aprovado no Senado. O presidente Obama fez um breve pronunciamento, em tom conciliatório, para anunciar que o governo reabre amanhã e que ele vai iniciar, como prometeu, negociações para enfrentar o problema real, que é o déficit enorme e endividamento do governo americano. Em maio deste ano, os Estados Unidos atingiram o limite seu limite de endividamento, US$ 16,699 trilhões, mas avisou que, até o dia 17 de outubro teria "recursos extraordinários" para continuar pagando suas contas. Sem esse orçamento, o governo federal vinha tendo seus gastos garantidos por permissões temporárias, chamadas de “resoluções continuadas”. A última, aprovada em março, expirou naquele dia, 30 de setembro.

Ainda nos Estados Unidos, só que no dia 3, uma dramática perseguição a um carro pelas ruas de Washington, da Casa Branca até o Capitólio, terminou em troca de tiros e com a motorista do veículo baleada e morta enquanto congressistas se juntavam em uma área protegida. Tiros chegaram a provocar o fechamento do Congresso. A polícia do Congresso americano confirmou, ainda, que uma criança de aproximadamente 1 ano de idade estava dentro do carro envolvido no tiroteio. Ela foi resgatada pelos agentes policiais e encaminhada a um centro médico. A criança passa bem, segundo o chefe da polícia do Capitólio, Kim Dine. De acordo com a polícia metropolitana, ela ficará sob custódia do governo.

Imagens da TV árabe registrou o flagrante.

A mulher que dirigia um sedã preto tentou ultrapassar uma barreira de segurança da Casa Branca e, por causa disso, começou uma perseguição por parte do Serviço Secreto – órgão encarregado da segurança do presidente Barack Obama –, que terminou nas imediações do Capitólio, onde aconteceram os disparos. Foi um dia de caos...

E a ex-senadora acreana, Marina Silva, sonhava em ser candidata a presedente pelo novo partido, a Rede Sustentabilidade. Mas no dia 3, o TSE decidiu por seis votos a um, o de não conceder registro ao partido Rede Sustentabilidade, Motivo: por falta de assinaturas de apoio necessárias para a criação da legenda. Com isso, o partido não poderá participar das eleições de 2014. Segundo o TSE, Marina comprovou apoio de 442 mil eleitores em assinaturas validadas pelos cartórios eleitorais, mas a lei exige 492 mil, o equivalente a 0,5% dos votos dados para os deputados federais nas últimas eleições. Aí, a Marina pensou, pensou, pesou... e dois dias depois, no dia 5, Marina Silva se filiou ao PSB, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Ela disse que a Rede é 1º partido clandestino criado em plena democracia. A aliança política entre Marina e Campos foi costurada entre a noite de sexta e a manhã deste sábado. Resta saber se no ano que vem a Marina pode, ou concorrer a presidência ou a vice-presidência na chapa de Eduardo Campos.

E ainda na #POLÍTICA, mais um jornalista se deixou para concorrer nas eleições do ano que vem. No dia 7, durante o Jornal do Almoço, na RBS TV, o jornalista Lasier Martins deixou o Grupo RBS para se candidatar ao senado pelo PDT. Lasier nasceu em 14 de abril de 1942 no município de Vale Verde, região do Vale do Rio Pardo do Rio Grande do Sul. Formou-se em direito em 1967, mas largou a carreira de advogado para se dedicar à comunicação. Ingressou no Grupo RBS em 1986 e passou pela Rádio Gaúcha, TVCOM e RBS TV. Foi apresentador do Jornal do Almoço no período entre a saída de Maria do Carmo, que também entrou na política, e estreia de Cristina Ranzolin. Deixou a Rádio Gaúcha em 2012 e permaneceu na RBS TV como comentarista no Jornal do Almoço. Ele dedicou 52 anos a comunicação e 27 na RBS. Apesar de atuar apenas no Rio Grande do Sul, Lasier ficou conhecido nacionalmente em 2006, quando foi postado no YouTube o vídeo do choque elétrico que levou durante um boletim ao vivo do Jornal do Almoço na Festa da Uva de Caxias do Sul, ocorrido dez anos antes e preservado em fita VHS. Lasier Martins disse que não quer mem falar e nem quer ver essa cena em 1996. Não é, Pederneiras?!

E mais uma #POLÊMICA no Facebook em outubro. Tudo começou no dia 3, em que uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo deu prazo de 48 horas para que o Facebook retire do ar mensagens publicadas sobre uma briga entre a modelo e apresentadora Luize Altenhofen e o dentista Eudes Gondim Jr. Do contrário, a rede social será tirada do ar. Caso não cumpra o pedido da 1ª Vara Cível da Comarca de São Paulo no período estipulado, o TJ-SP pedirá a provedores de internet que bloqueiem o acesso à rede social. O site foi pego no fogo cruzado entre uma disputa judicial que começou em janeiro deste ano entre a ex-Miss Brasil Internacional e o dentista. Morador do bairro do Butantã, zona Oeste de São Paulo, o mesmo que Luize, Gondim Jr. bateu com uma barra de ferro em um dos cachorros da raça pit bull da apresentadora. Segundo o dentista, o animal tentou atacar a ele, sua mulher e sua filha. O cão teve convulsões e foi levado pela polícia ao veterinário. No mesmo dia, Luize arrebentou o portão da casa do dentista com sua caminhonete Amarok. Gondim registrou dois boletins de ocorrência, um pelo ataque do animal, outro pelo acidente com o veículo. De acordo com a polícia, Luize disse que não conseguiu acionar o pedal do freio, o que causou a colisão, quando estava se dirigindo à clínica veterinária onde o pit bull estava. O assunto foi parar no Facebook, em postagens que o dentista pede para retirar. O TJ-SP determinou que a rede social retirasse as publicações em abril deste ano e reiterou sua determinação em junho. Para não sair do ar, o Facebook cumpriu a decisão judicial e excluiu no mesmo dia, as postagens sobre o caso da briga entre a apresentadora Luize Altenhofen e o dentista Eudes Gondim Jr. por causa do pit bull dela. Um dia depois, no dia 4, o perfil da modelo Luize Altenhofen no Facebook foi excluído da rede social. A própria Luize optou pela exclusão de sua conta na rede social depois da dimensão do pedido da Justiça de São Paulo, informou a assessoria da modelo. O perfil da modelo na rede social era seguido por mais de 2 mil usuários. Ainda permanece no site uma página sobre a figura pública de Luize, que é seguida por 2.405 pessoas. Todas as pesquisas feitas na rede social por meio da Busca Social trazem apenas resultados relacionados a essa página. Segundo Luize, o cão Ryng passa bem, "mas hoje é um cachorro especial". "Ele está cego de um olho, precisa de direção, precisa que levantem ele. Ele sofreu um traumatismo craniano e não é um cachorro como era antes do acidente", diz.


Dois naufrágios aconteceram em outubro. Em Macapá, durante o Círio Fluvial, no dia 12, uma embarcação naufragou na orla de Macapá, próximo ao Farol da Praticagem. Dezessete pessoas morreram equarenta ficaram feridas. O barco era uma das mais de 50 embarcações que acompanhava o Círio Fluvial de Macapá.

Na Itália, um naufrágio matou mais de 350 pessoas, em Lampedusa, no dia 3. Apenas 155 pessoas sobreviveram ao naufrágio da embarcação, que transportava 545 refugiados, em sua maioria eritreus. É considerado a pior tragédia da imigração na Itália em mais de 10 anos. Cerca de uma semana após a tragédia, um novo naufrágio ocorreu no dia 11, a cerca de 80 milhas de Lampedusa, em águas territoriais de Malta, e matou pelo menos 34 pessoas. Entre as vítimas estão várias crianças, segundo o primeiro balanço da Marinha da Itália. Em nota, a Marinha italiana, que chegou ao local do naufrágio após o pedido das autoridades de Malta, explicou que foram recuperados 34 corpos e que 221 imigrantes foram resgatados.

No Rio Grande do Norte, um ônibus escolar caiu dentro de um rio no dia 2, na cidade de Assu, na região Oeste do Estado. Cerca de 60 alunos estavam no veículo, que estava a caminho do município de Ipanguaçu, também na região Oeste. De acordo com a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, quatro pessoas sofreram escoriações leves. Os feridos foram uma professora e três estudantes. O ônibus atravessava um trecho do rio Assu em uma estrada carroçável no momento em que tombou. Ainda não se sabe o que provocou o acidente.

Outubro foi o mês do RECONHECIMENTO com os Prêmios Nobel. A começar pelo Nobel de Medicina, no dia 7, onde o prêmio foi oferecido pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, aos pesquisadores norte-americanos James Rothman e Randy Schekman; E o alemão Thomas Südhof, por seus trabalhos sobre o transporte vesicular, um importante processo celular. No dia 8, o o belga François Englert e o britânico Peter Higgs foram anunciados como os ganhadores do prêmio de Física, por terem descoberto a existência da partícula subatômica conhecida como 'Bóson de Higgs'. No dia 9, o Prêmio Nobel de Química foi oferecido a Martin Karplus, Michael Levitt e Arieh Warshel. Os trabalhos do trio premiado se aplicam a todos os tipos de química - podem ser usados na pesquisa de processos em seres vivos, assim como em técnicas industriais, por exemplo. No dia 10, a canadense Alice Munro, de 82 anos, foi anunciada como a vencedora do Nobel de Literatura. E o Prêmio Nobel da Paz desse ano vai para a Opaq, a Organização para a Proibição das Armas Químicas. O anúncio foi feito no dia 11, pela Comissão do Nobel, em Oslo, na Noruega, que citou os "amplos esforços" da entidade para eliminar os arsenais químicos pelo mundo. E no dia 14, os economistas norte-americanos Eugene F. Fama, Lars Peter Hansen, da Universidade de Chicago, e Robert J. Shiller, da Universidade de Yale, conquistaram o Prêmio Nobel de Economia de 2013 por seu trabalho pioneiro em identificar as têndencias nos mercados financeiros.

E a garotinha paquistanesa Malala Yousafzai, militante pelo direito à educação, não ganhou o Prêmio Nobel da Paz, mas ganhou no dia 10, o respeitado Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, do Parlamento Europeu. "Ao conceder este prêmio a Malala Yousafzai, o Parlamento Europeu reconhece a incrível força desta jovem mulher. Malala defende com bravura o direito de todas as crianças a ter uma educação. Este direito que muitas vezes é negado às mulheres", destacou o presidente do Parlamento, Martin Schulz, em um comunicado. Malala se tornou conhecida ao mundo há um ano, em 9 de outubro do ano passado, após ser baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola e depois sobreviveu. Seu primeiro pronunciamento público ocorreu em julho deste ano, nove meses após o ataque, quando fez um discurso na Assembleia de Jovens da ONU. Na ocasião, ela reforçou que não será silenciada por ameaças terroristas. "Eles pensaram que a bala iria nos silenciar, mas eles falharam", disse em um discurso no qual pediu mais esforços globais para permitir que as crianças tenham acesso a escolas. "Nossos livros e nossos lápis são nossas melhores armas", disse ela na oportunidade. "A educação é a única solução, a educação em primeiro lugar". O prêmio Sakharov para a liberdade de consciência, que tem o nome como homenagem ao cientista e dissidente soviético Andrei Sakharov, foi criado em 1988 pelo Parlamento Europeu para reconhecer pessoas ou organizações que dedicam suas vidas ou ações à defesa dos direitos humanos e das liberdades.

Um incêndio destruiu um depósito de açúcar, em Santa Adélia, SP, no dia 25. Cerca de 30 mil toneladas de açúcar foram queimados no acidente. Os bombeiros tiveram dificuldade no trabalho de rescaldo porque o produto derreteu e formou uma “cachoeira” de caramelo que vazou do galpão e atingiu a cidade. No dia 29, uma represa foi aberta para segurar o caramelo que escorre pelas ruas e rios da cidade está funcionando, mas o prejuízo ambiental já é incalculável no rio São Domingos, que corta outros cinco municípios da região. Mais de uma tonelada de peixes morreram com a cachoeira de caramelo que invadiu as águas. 

O mês de outubro foi marcado por greves em todo o Brasil. A começar pela Greve dos Professores, que acabou no dia 25, na rede municipal do Rio e no dia 24, na rede estadual do Rio. Durante o período teve protestos, brigas, passaram a noite na Assembleia Legislativa e foi parar no STF. A greve dos professores começou em agosto. Outra greve foi a dos bancários, que durou 23 dias. Segundo comunicado da Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, a paralisação fechou 11.717 agências e centros administrativos, o que representa 54,5% das 21.500 unidades no país. E teve a outra greve, a dos Petroleiros, que durou quase uma semana. No dia 22, a Petrobras apresentou proposta que inclui reajuste na tabela da remuneração mínima por nível e regime de 8,56%. A categoria chegou a pedir reajuste de 12,86%, com 5% de ganho real. A estatal, também segundo a federação, se comprometeu a não punir os trabalhadores que entraram em greve.

No dia 3, a Petrobras completou 60 anos e no dia do aniversário, a agência de risco Moody's rebaixou a nota da Petrobras de "A3" para "Baa1", tirando a empresa na escala de grau de investimento e baixo risco para a de qualidade média. Mas a estatal ganhou um presente em outubro: O consórcio formado pela estatal brasileira, além das empresas Shell, Total, CNPC e CNOOC, arrematou no dia 21, o campo de Libra e foi o vencedor do primeiro leilão do pré-sal sob o regime de partilha – em que parte do petróleo extraído fica com a União. Único a apresentar proposta, contrariando previsões do governo, o consórcio ofereceu repassar à União 41,65% do excedente em óleo extraído do campo – percentual mínimo fixado pelo governo no edital. Nesse leilão, vencia quem oferecesse ao governo a maior fatia de óleo – o regime se chama partilha porque as empresas repartem a produção com a União. A Petrobras terá a maior participação no consórcio vencedor, de 40%. Isso porque, embora a proposta aponte uma fatia de 10% para a estatal, a empresa tem direito, pelas regras do edital, a outros 30%. A francesa Total e a Shell terão, cada uma, 20%. Já as chinesas CNPC e CNOOC terão 10% cada. A Petrobras possui mais de 100 plataformas de produção, 16 refinarias, 30 mil quilômetros em dutos e mais de 6 mil postos de combustíveis. As reservas provadas estão em torno de 14 bilhões de barris de petróleo, mas a perspectiva é que esse número, no mínimo, dobre nos próximos anos. O leilão, realizado no hotel Windsor, no Rio de Janeiro, foi marcado ainda pelos protestos do lado de fora e que deixaram pelo menos cinco pessoas feridas. Para conter os manifestantes, homens da Força Nacional de Segurança usaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

E por falar em protesto, teve um protesto do MST, que bloqueou a BR-101, próximo a divisa entre Paraíba e Pernambuco, e entre os municípios de Caaporã (PB) e Goiana (PE). O protesto começou na manhã do dia 10, e durou até o fim da tarde, onde a rodovia foi liberada. Os manifestantes bloquearam os dois sentidos da via na altura do quilômetro 3. A liberação ocorreu após intervenção do Ministério Público Federal na Paraíba. Também participaram da negociação representantes da PRF, unidades do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Pernambuco e Paraíba, governos da Paraíba e Pernambuco e Assembleia Legislativa da Paraíba. Segundo o procurador da República João Bernardo da Silva, que conseguiu chegar ao local do congestionamento em helicóptero da PRF, os manifestantes alegaram duas razões para o protesto: cobrar punição para os policiais militares que teriam invadido o assentamento Wanderley Caixe, localizado no município de Caaporã, e reivindicar a suspensão da ordem de reintegração de posse das terras da Usina Maravilha. Segundo os assentados, a ordem de reintegração foi concedida pelo juízo da comarca de Pedras de Fogo. Além disso, os manifestantes pediram providências concretas para a desapropriação das terras e respectiva distribuição entre os assentados.

E o Eike Batista continuou em baixa em Outubro! No dia 15, A OGX, petrólifera de Eike Batista, mudou sua presidência, informou a companhia por meio de comunicado ao mercado. O conselho de administração também resolveu pela contratação da consultoria Angra Partners, liderada pelo sócio Ricardo Knoepfelmacher, "para coordenar e assessorar a companhia no seu processo de reestruturação". Também foi determinado à diretoria a contratação de "consultoria especializada de reputação internacional para a realização de auditoria na companhia nos exercícios sociais de 2008 a 2013". No dia 30, a petroleira OGX, entrou com pedido de recuperação judicial e agora terá que seguir uma série de regras estabelecidas pela Justiça para tentar evitar a falência. A petroleira tem que apresentar plano a credores de como pagará as dívidas. Se eles não aceitarem ou se ele não for cumprido, juiz decreta a falência.

A terra tremeu no Rio Grande do Norte no final de outubro. No dia 25, o abalo sísmico foi em várias cidades do Rio Grande do Norte e teve magnitude de 3,7. A informação foi confirmada pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O epicentro do abalo foi no município de Pedra Preta, localizado a 149 quilômetros de Natal. De acordo com os técnicos do Laboratório de Sismologia, foram seis tremores consecutivos. O primeiro teve magnitude de 3,7 e os outros cinco consecutivos tiveram magnitude abaixo de 2,5. O tremor de terra foi sentido em várias cidades do Estado, inclusive na capital potiguar. No dia 29, outro tremor atingiu Pedra Preta em magnitude 3,7 da Escala Richter. E no dia 30, mais um tremor atingiu a cidade de magnitude 2,2. Segundo técnicos da UFRN, região teve mais de 130 abalos em sete dias, o que deixaram moradores dos municípios atingidos em pânico e com medo.

E a terra também tremeu nas Filipinas. No dia 15, um terremoto de magnitude 7,2, sacudiu a região central do país, causando a morte de mais de 200 pessoas. O terremoto destruiu 12.753 casas e danificou outras 45.167, além de causar vários prejuízos em igrejas, pontes e estradas. Das quase 220 mortes, 177 ocorreram na ilha de Bohol, onde foi localizado o epicentro do sismo. Além disso, 511 dos 605 feridos pelo tremor foram registrados na ilha, informaram o órgão e a Agência de Notícias Filipina. Um total de 17 igrejas históricas ficaram danificadas, entre elas a Basílica Menor do Santo Menino, em Cebu, considerada o monumento mais antigo da Igreja Católica no país e que data do século XVI. As Filipinas estão sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria moderados. O forte tremor causou prejuízos de mais de US$ 20,5 milhões.

Na Paraíba, a sessão da Assembleia Legislativa, no dia 2, foi cancelada após um blecaute atingir o plenário da Casa. O corte da energia elétrica impediu que acontecessem as votações que estavam programadas e também atrapalhou a posse do suplente Oswaldo Venâncio (PEN), que foi transferida do plenário para a Presidência. O presidente da Assembleia, Ricardo Marcelo (PEN), disse que o 'apagão' foi causado pelo aquecimento dos cabos de energia. É...

Vamos aos destaques internacionais de outubro. Começamos com um grupo de 12 pessoas ficaram presas por duas horas em uma montanha russa, no parque temático da Universal, em Orlando, na Flórida, no dia 9. Entre eles, estão os três turistas paraibanos. A atração tem a altura equivalente a um prédio de 17 andares e pode atingir 105 quilômetros por hora. Ainda bem que ninguém ficou ferido no acidente, graças a Deus.

Na Argentina, um acidente de trem deixa mais de 100 feridos em Buenos Aires, no dia 19. O acidente aconteceu na movimentada estação de Once, uma das mais importantes de Buenos Aires. O acidente aconteceu por volta das 7h30, quando uma formação da ferrovia Sarmiento, procedente dos arredores da capital, chocou-se contra uma plataforma da estação. Em fevereiro de 2012, um acidente similar na mesma linha e na mesma plataforma de estação provocou 51 mortos e mais de 500 feridos, em uma das maiores tragédias ferroviárias da história argentina.

Ainda na Argentina, a Suprema Corte da Argentina declarou constitucional no dia 29, a polêmica lei de imprensa audiovisual, a Lei de Meios, e pôs fim a uma batalha legal de quase quatro anos entre o governo argentino, da presidente Cristina Kirchner, e o grupo Clarín, o maior grupo de comunicação do país, informaram fontes oficiais. Com a sentença, a máxima instância argentina revogou a decisão da Câmara Federal Civil e Comercial que tinha sido expedida contra a constitucionalidade de dois artigos que regulam as transferências de licenças, impedindo que um mesmo operador acumule licenças de TV, rádio e cabo, e os prazos de aplicação da norma, informou a agência oficial "Télam". Um dos artigos contestados pelo Clarín, o 161, que falava sobre a questão da adequação à lei, ou seja, que obriga o Clarín a se desfazer das licenças que excedem o limite, foi aprovado por quatro votos de juízes contra três. A Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual foi aprovada em 2009 por um grande maioria do Congresso argentino, mas uma medida cautelar outorgada ao grupo Clarín havia deixado sem efeito, até hoje, os dois artigos citados. Pelo texto, o Clarín terá que se desfazer de várias de suas posses. O grupo tem, por exemplo, 237 licenças de TV por assinatura, quando o limite máximo estabelecido pela nova lei é de 24, e presta serviços desse tipo de TV a 58% da população, quando o máximo permitido de abrangência populacional é de 35%.

Seis pessoas morreram aparentemente por causa de um vazamento de gás metano em uma mina de carvão da localidade de Santa Lucía, em Castilla y León, na Espanha, no dia 28. O incidente aconteceu no poço Emilio del Valle de Santa Lucía, para onde foram enviados ambulâncias e efetivos da Guarda Civil e dos bombeiros. No momento do acidente havia no interior da mina 116 trabalhadores, segundo a edição online do jornal "Diario de León". Este foi o pior acidente da mineração espanhola desde 31 de agosto de 1995, quando 14 mineiros morreram devido a uma explosão de gás em uma mina da cidade de Mieres, em Astúrias, noroeste espanhol.


Morreu no dia 10, o acusado de sequestrar três mulheres por uma década, em Cleveland, Ohio, EUA. Autoridades dissem que Ariel Castro pode ter morrido de autoasfixia erótica, e não suicídio. Castro, um ex-motorista de ônibus escolar de 53 anos, estava na prisão havia poucas semanas, cumprindo sua pena perpétua por sequestrar três mulheres, aprisioná-las por uma década e abusar e agredi-las frequentemente. Em maio, quando as mulheres foram libertadas após uma delas conseguir fugir, foi encontrada na casa uma menina de 6 anos, filha de Castro com uma das vítimas.

E foram encontrados mais restos humanos dentro do navio Costa Concordia, no dia 2, na Itália. O desastre ocorreu em 2012, quando navio afundou parcialmente e matou 32. Depois de ter ficado parcialmente afundado sob águas rasas, o Costa Concórdia passou por uma operação de resgate de 19 horas, que acabou endireitando a embarcação. O navio deve ser removido da ilha no Mediterrâneo, provavelmente na primavera do Hemisfério Norte, e depois desmontado.


E oito meses depois de um meteoro que atingiu uma cidade da Russia, em Fevereiro, os mergulhadores recuperaram no dia 16, em um lago, o que pode ser um pedaço de 570 quilos do meteoro que caiu em Chelyabinsk, região central. A rocha espacial teria caído no lago Chebarkul abrindo um buraco de seis metros de largura no gelo que cobria a água na época da queda. Se for confirmada a procedência da rocha, este será o maior fragmento do meteoro já encontrado. Mais de mil pessoas ficaram feridas quando o meteoro de 17 metros e dez toneladas cruzou o céu da Rússia no dia 15 de fevereiro.


E uma onda de incêndios florestais destruiu pelo menos 30 casas a oeste de Sydney, fechou estradas e deixou a maior cidade da Austrália coberta por uma fumaça laranja no dia 17. Devido às altas temperaturas no país e ventos fortes, dezenas de incêndios ameaçam propriedades rurais. Segundo a agência Reuters, não houve registro de mortes. Mais de 600 bombeiros trabalham no combate às chamas.

E por falar em fumaça e poluição, a Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer, vinculada à Organização Mundial da Saúde, anunciou no dia 17, a classificação da poluição do ar exterior como cancerígena. O chefe da seção de monografias da IARC, Kurt Straif, afirma que "O ar que respiramos tem sido contaminado por uma mistura de substâncias que provoca câncer. E que agora sabemos que a contaminação do ar exterior não apenas é um risco maior para a saúde em geral, mas também uma causa ambiental de mortes por câncer". Apesar da possibilidade de variação considerável na composição da contaminação do ar e dos níveis de exposição, a agência destacou que suas conclusões se aplicam a todas as regiões do mundo. Os dados mais recentes da agência mostram que, em 2010, mais de 223 mil pessoas morreram de câncer de pulmão relacionado à poluição do ar. Essa classificação abrange mais de cem outros agentes cancerígenos conhecidos, como o amianto, o plutônio, a poeira de sílica, a radiação ultravioleta e o cigarro. Christopher Wild, diretor da agência, disse que a classificação da poluição atmosférica como um agente carcinogênico é um passo importante no sentido de alertar os governos sobre os perigos e os custos em potencial. Então, fica aqui um apelo para as autoridades de vários países, inclusive o Brasil para que deram uma solução para acabar com a poluição. E vamos cobrar igual ao quadro #CalendárioJPB, do #JPB1 do meu amigo #BrunoSakaue, da TV Cabo Branco!

E uma mancha aparentemente de óleo apareceu no Lago Paranoá, em Brasília, na manhã do dia 17. Segundo a Polícia Militar Ambiental, o vazamento teve início na tarde do dia 16. Imagens aéreas mostram que a mancha atingiu as áreas próximas ao Clube dos Fuzileiros Navais e ao Iate Clube, no Setor de Clubes Norte. A nódoa também atingiu o Setor de Hotéis de Turismo Norte e avançou para áreas mais distantes da margem. O tenente da Polícia Ambiental do Distrito Federal Renzo Dallago afirmou ao Bom Dia DF, na TV Globo Brasília, no dia 19, que o derramamento de óleo no Lago Paranoá tem origem no Hospital Regional da Asa Norte, o Hran. 

Em outubro, a Sony anunciou a quarta geração da família PlayStation. É o PS4! O novo equipamento é bonito, mas o preço causou polêmica. O PS4, que começou a vender no dia 29 de novembro no Brasil, custa, acredite: R$ 4 mil. Segundo a Sony Brasil ao portal G1, "de 60 a 70% do preço final do PS4 no país corresponde a impostos de importação". Nos Estados Unidos, o PlayStation 4 é US$ 100 mais barato que o Xbox One. O console da Sony custa US$ 400 e o da Microsoft, US$ 500. Levando em conta a cotação do dólar desta quinta, e sem considerar a incidência de impostos, esses valores correspondem a R$ 867 e R$ 1,1 mil, respectivamente. O anúncio do preço do PlayStation 4 no Brasil, de R$ 4 mil, não agradou aos gamers brasileiros, que usam as redes sociais como o Twitter e o Facebook para reclamar e para fazer piada do alto preço do videogame de nova geração. O PlayStation 4 vendido no Brasil por R$ 4 mil faz do novo videogame da Sony o mais caro do mundo. A empresa tenta justificar dizendo que, mesmo com o alto valor, a empresa "perde dinheiro" com a venda do videogame no Brasil e culpa a cascata de impostos que produtos importados têm no país. Compare o preço do PlayStation 4 no Brasil e no mundo clicando aqui.

Teve polêmica no #ESPORTE em Outubro. O jogador Diego Costa pensou em que seleção ele vai jogar na #Copa2014: Ou a Seleção Brasileira ou a Seleção Espanhola. No dia 26, o jogador do Atletico de Madrid, decidiu que vai jogar pela seleção da Espanha na próxima copa. Diego Costa foi convocado no dia 25 por Luiz Felipe Scolari para os dois próximos compromissos da seleção brasileira. No dia 30, um dia após a Federação Espanhola de Futebol anunciar a preferência de Diego Costa pela Espanha, o atacante se manifestou de forma oficial sobre a escolha pela Fúria. Ao site oficial do Atlético de Madrid, o jogador afirmou que abriu mão da convocação de Luiz Felipe Scolari para a seleção brasileira por conta do carinho do torcedor espanhol. Diego Costa não citou as declarações de Luiz Felipe Scolari ao site da CBF, mas fez questão de afirmar que não renunciou ao Brasil.  É...

Outubro foi o mês de despedidas. No dia 1º, o escritor best-seller Tom Clancy morreu aos 66 anos, em um hospital de Baltimore, nos Estados Unidos. Ele é conhecido pela literatura americana como 'A caçada ao outubro vermelho' e 'Jogos patrióticos'. No dia 5, o ator Ênio Gonçalves, de 70 anos, morreu em São Paulo de falência renal. Artista trabalhou em mais de 40 filmes, 20 novelas e 50 peças. A atriz e cineasta Norma Bengell, de 78 anos, morreu no dia 9. Ela estava internada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Rio-Laranjeiras, unidade Bambina, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Atriz, vedete, cineasta, cantora e compositora, Norma começou a carreira na música no início dos anos 50 e foi uma das maiores musas do cinema e do teatro brasileiros nas décadas de 50, 60 e 70. No dia 16, o ator norte-americano Ed Lauter morreu aos 74 anos, em Los Angeles. Ele atuou em filmes como 'Hitchcock', 'Clint Eastwood' e 'O Artista', além das séries de TV. Ainda nos Estados Unidos, morreu no dia 10, o astronauta Malcolm Scott Carpenter, o segundo norte-americano a orbitar a Terra. No mesmo dia, 10, o compositor José Antônio dos Santos, o Barbeirinho, que foi o maior vencedor de disputas de samba-enredo da Acadêmicos da Grande Rio, morreu aos 64 anos. O músico Lou Reed morreu aos 71 anos, no dia 27, em Long Island, Nova York, nos EUA. O agente literário do artista, Andrew Wylie, disse à agência de notícias Associated Press que ele morreu em decorrência de problemas no fígado. O cantor passou por uma cirurgia de transplante de fígado em maio de 2013. Músico fundou o Velvet Underground e foi um dos mais influentes do rock. E no dia 11, morreu aos 33 anos, a  ex-pilota, Maria de Villota. Ela foi encontrada morta em um hotel na cidade de Sevilla. Ela estava na cidade para uma palestra e lançaria uma autobiografia no dia 14, em Madrid. No livro chamado “La Vida es um Regalo” (A Vida é um Presente), a ex-pilota contava sobre sua coragem e otimismo após sobreviver a um terrível acidente que sofreu em julho de 2012 em um teste aerodinâmico pela equipe Marussia de Fórmula 1 em um aeroporto na Inglaterra. Como sequela, ela perdeu o olho direito, além do paladar e do olfato. Publicado pela editora “Plataforma”, a obra seria apresentada no Ministério da Educação, Juventude e Desportos da Comunidade de Madrid.

O The New York Times começou no dia 14, a mudar a marca de sua plataforma de conteúdo global. Com isso, começa a desativar o nome International Herald Tribune para unificar seus produtos sob o título principal, como já havia anunciado em fevereiro, acrescido do selo “Global Edition”. Agora sob a marca International New York Times, a versão prioriza conteúdo para o público global. Para tal, parte é produzida a partir de redações em Paris, Londres e Hong Kong, além da sede em Nova York. No dia 14, circulou a última edição impressa do International Herald Tribune e no dia 15, circulou a primeira edição impressa do International New York Times.

E a cantora Daniela Mercury se casou com a jornalista Malu Verçosa, no dia 12, em Salvador. O casamento civil aconteceu na casa da cantora e as duas noivas usaram um tradicional vestido longo branco na festa para mais de 200 convidados, após a cerimônia. Os convidados também vestiram roupas claras e as filhas menores de Daniela, Ana Isabel, de 3 anos, e Analice, de 12, foram as daminhas. Daniela e Malu assumiram o relacionamento em abril e comunicaram os fãs da cantora através das redes sociais.

E relatório "Freedom of the Net 2013" divulgado pela Freedom House no dia 3, revelou que o Brasil foi o segundo país em que a liberdade na internet e em mídias digitais mais caiu, o que levou o país a ser classificado como “parcialmente livre” e não mais como “livre”. A organização o grau de liberdade de expressão de ideias de usuários na internet quanto a livre utilização de mídias sociais e outras ferramentas digitais. Para mensurar a liberdade na rede, a Freedom House possui 21 questões, divididas em três grandes grupos. Os grandes grupos tratam de obstáculos de acesso, limitação de conteúdo e violações de direitos humanos. Os países com pior desempenho recebem menor pontuação e são classificados como mais livres. Os países classificados como “livres” recebem até 30 pontos, caso de 17 países neste ano, como da Alemanha, França, Itália, da Argentina (única latina do grupo) e dos Estados Unidos. Nações com pontuação de 61 a 100 são classificadas como “não livres” –nessa condição, estão 17, como Cuba, Síria, Emirados Árabes e China. É...


No dia 24, dia em que a cidade de Goiânia fez 80 anos, a TV Anhanguera, completou 50 anos. A emissora entrou no ar em 24 de outubro de 1963, por Jaime Câmara e seus irmãos Joaquim Câmara Filho e Vicente Rebouças, tornando-se a segunda emissora a entrar no ar em Goiás. A emissora sofreu incêndio em 1967, se tornou afiliada da Globo em 1969 e em 2010, a emissora iniciou as transmissões em High Definition. Hoje, a Rede Anhanguera tem 11 emissoras, sendo 8 em Goiás e 3 no Tocantins. É a maior rede regional da região Centro-Oeste do Brasil. 

Duas novidades tecnológicas aconteceram na TV Cabo Branco, em Outubro. A emissora afiliada da Rede Globo em João Pessoa estreou no dia 2, o sistema Closed Caption, ou CC, que é o recurso de legendas. O CC está disponível na programação local tanto na TV Cabo Branco, quanto na TV Paraíba, em Campina Grande, PB. Pra quem não sabe, o CC é um sistema transmite na tela a legenda de todos os sons transmitidos nos programas e ajuda os deficientes auditivos a compreender melhor as informações. Esse recurso também ajuda em locais muito barulhentos como restaurantes, supermercados, lojas, etc. E no dia 7, o canal 7 de João Pessoa passou a exibir a programação local em High Definition, da captação até a transmissão, além da estreia dos novos cenários. De acordo com o gerente de engenharia da Rede Paraíba, Edinaldo Barbosa, a transição da produção para o digital durou cerca de 60 dias. O sinal digital da TV Cabo Branco, em João Pessoa, estreou em 6 de julho de 2009 e se tornou a primeira emissora da Paraíba a exibir programação nacional da Globo em HD. Uma das promessas firmadas pela Rede Paraíba de Comunicação durante o lançamento oficial do sinal digital nas TVs Cabo Branco e Paraíba, no dia 17, em Campina Grande, é que a TV Digital estará disponível para 70% da população paraibana até o início da Copa do Mundo de 2014. Em municípios como Guarabira, Sousa e Cajazeiras, bases serão instaladas para ampliar a abrangência do sinal em todas as regiões paraibanas. Até maio do próximo ano, todas as cidades paraibanas com mais de 50 mil habitantes já estarão sendo contempladas com o sinal digital. A gente torce para que o sinal digital da TV Cabo Branco chege tambpem ao Litoral Sul, principalmente aqui em Caaporã e Pitimbú, onde aqui pega dois canais digitais e são do estado vizinho, Pernambuco.


Além da TV Cabo Branco de João Pessoa, a RPC TV Curitiba também começou a transmitir a programação local em HDTV. A novidade começou no dia 16, no telejornal local 'Paraná TV 1ª Edição'. É a primeira emissora paranaense e a primeira afiliada TV Globo no sul do Brasil a transmitir neste formato. A novidade estava inicialmente prevista para julho deste ano, mas problemas durante a migração para o HD adiaram a estreia. Em fevereiro desse ano, a RPC TV estreou o sistema Closed Caption, que como eu falei, transmite na tela a legenda de todos os sons transmitidos nos programas e ajuda os deficientes auditivos e em locais muito barulhentos a compreender melhor as informações.



Entre a programação local em HD na RPC TV e novos cenários da TV Cabo Branco, nos Estados Unidos, o canal de notícias Fox News, estreou no dia 8, um novo cenário para o programa do apresentador Shepard Smith. Mas o que chamou a atenção do novo cenário é que no qual aparecem ao fundo produtores e jornalistas trabalhando em monitores de 55 polegadas, substitutos dos computadores. É isso mesmo! Chamados de Big Area Touchscreens (BATs), os terminais parecem tablets gigantes nos quais rodam um sistema semelhante ao Windows 8. Segundo o site Notícias da TV, do jornalista Flávio Ricco, a iniciativa da Fox News recebeu fortes críticas, alegando que o canal esqueceu os princípios básicos do jornalismo, em que a notícia deve ser o mais importante, não o cenário.


Esse cenário daria pra usar em um programa de tecnologia, não em um programa jornalístico! Meu Deus... É uma coisa bizarra e dou nota 5!

Uma nova rede social virou mania em 2013! É o WhatsApp, que no dia 22, atingiu a marca de 350 milhões de usuários. Em um evento da Nokia em Abu Dhabi, o CEO do WhatsApp, Jan Koum, aproveitou para divulgar as novidades do serviço de mensagens instantâneas ao mesmo tempo em que informa a parceria entre as duas marcas. Um novo serviço, apresentado no evento, oferecido pelas duas empresas, permite compartilhar fotos diretamente da câmera de três novos dispositivos Nokia Asha, o Asha 500, Asha 502, e o Asha 503. Além disso, o WhatsApp recebe todos os dias cerca de 250 mil novas inscrições de dispositivos Nokia, que incluem os aparelhos Symbian, Asha e Lumia. Em agosto, o WhatsApp chegou a 300 milhões de usuários ativos mensais enquanto atingia 31 bilhões de mensagens por dia, das quais 11 bilhões foram de enviadas e 20 bilhões de recebidas. Pra quem não sabe, o aplicativo WhatsApp, que é disponível também para o iOS, Android e BlackBerry, é uma aplicativo multi-plataforma de mensagens instantâneas para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e mensagens de áudio de mídia. Queria muito usar esse aplicativo, mas prometo que no ano que vem eu vou abrir uma conta no WhatsApp.

E por falar em telefonia celular, no dia 27, o acréscimo do dígito 9 aos números de celular chegará aos serviços de telefonia do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com isso, para realizar chamadas, o nono dígito deverá ser incluído no começo dos números de celulares que estejam dentro das áreas dos códigos de DDD 21, 22 e 24 (Rio) e 27 e 28 (Espírito Santo). Até dia 5 de novembro, as chamadas que contarem apenas com oito dígitos serão completadas pelas operadoras. Após essa data, as empresas de telefonia interceptarão a ligação e uma mensagem orientará o usuário a refazer a chamada, considerando, desta vez o 9. Já a partir de 4 de fevereiro do ano que vem, caso o nono dígito não seja incluído aos números, as mensagens automáticas não serão mais tocadas, e o usuário ouvirá o aviso de que o número de celular é inexistente. Para padronizar o jeito de realizar ligações no país, a agência decidiu levar o nono dígito ao restante do país. Antes de o nono dígito chegar ao Rio de Janeiro e Espírito Santo a partir deste domingo, a exigência já havia começado a valer para o interior de São Paulo (nos códigos DDD 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19), no dia 25 de agosto. O nono dígito deverá ser utilizado obrigatoriamente em todo o Brasil até o último dia de 2016.

E o cantor Pedro Leonardo, que em abril do ano passado sofreu um acidente de carro e se recuperou em julho de 2012, anunciou que vai parar de cantar. O cantor veio ao Espírito Santo para gravar o videoclipe de uma nova música, que marca a despedida da carreira - ele agora quer ser apresentador. O filho de Leonardo chegou ao estado no dia 21 e, dois dias depois, no dia 23, fez uma gravação no Convento da Penha, em Vila Velha. O artista contou que a nova canção é um agradecimento pela vida, sobretudo a Deus, após ter sofrido um grave acidente em Minas Gerais, em abril de 2012. O motivo de o Espírito Santo ter sido escolhido como cenário para o trabalho ficou claro nas palavras de Pedro: "o próprio nome desse estado já justifica a escolha".

E esses foram os destaques que marcaram o mês de outubro de 2013, que teve a comemoração dos 25 anos da Constituição de 1988, no dia 5. A Constituição já recebeu 80 emendas, e mais de 1,5 mil propostas de emendas tramitam no Congresso. Uma delas quer mudar a forma de demarcação das terras indígenas. Para o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Ayres Brito, a Constituição é o marco fundador de um novo país. "É a constituição coragem", como escreveu Ulysses Guimarães na primeira edição impressa da Lei Maior.


Com informações e apoio de: G1 SC, G1 RS, G1 PB, G1 PE, G1 MG, G1 SP, G1 AP, G1 ES, G1 RN, G1 DF, G1 RJ, G1 Rio Preto e Araçatuba, G1 Sul de Minas, G1 Globo Natureza, Diário Gaúcho, Portal M de Mulher, Correio* (Salvador), RTVE.es, SULBRTV, UOL, Notícias da TV, Meio&Mensagem, AFP, BBC, Reuters, EFE, Associated Press, site da TV Cabo Branco, GLOBOESPORTE.com e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário