segunda-feira, 22 de abril de 2013

'Estadão' muda a organização na versão impressa do periódico


A semana começou com mudanças no jornalismo impresso. O jornal 'O Estado de S. Paulo', popularmente conhecido como 'Estadão', estreou nesta segunda-feira, 22, uma nova organização de cadernos na versão impressa.

Nos dias úteis, são três cadernos, que antes, eram cinco e um suplemento por dia. Com a 'reciclagem', os cadernos 'Link', 'Estadinho' e 'Sabático' deixaram de existir. Os dois últimos continuarão a existir no site do Estadão e em projetos especiais. O noticiário de 'Metrópole' (em caso da edição nacional, é usada em 'Cidades') passa do terceiro caderno para o primeiro caderno. A mesma coisa aconteceu como o noticiário esportivo, que de terça para sábado passa para o primeiro caderno e domingo e segunda, tem o caderno especial que é chamada de 'Edição de Esportes', nome criada pelo Grupo Estado na década de 1960. Segundo o jornal, o caderno circulará nas finais de campeonatos e em grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, por exemplo. O noticiário de tecnologia, que era pelo caderno 'Link', passa para o segundo caderno: 'Economia & Negócios' e o de literatura, que era do 'Sabático', passa para o 'Caderno 2', que vai ampliar a cobertura cultural com reportagens sobre entretenimento e muito mais.

Aos domingos, o 'Estadão' tem mais cadernos, e com uma novidade, dentro do caderno 'Aliás' tem a seção 'Olhar Estadão' com as melhores imagens que marcaram a semana e também em seções especiais.

Os suplementos do periódico ficaram assim: As terças: 'Viagem', as quartas: 'Jornal do Carro', As quintas: 'Paladar', As sextas: 'Divirta-se', Aos sábados: 'Jornal do Carro' e Classificados e aos domingos: 'Aliás', 'Casa' e 'Classificados', além de 'Edição de Esportes' e 'Olhar Estadão'. Serão um suplemento por dia, de segunda a sábado e cinco aos domingos. Mas atenção: Os cadernos 'Casa', 'Divirta-se' e 'Jornal do Carro', circulam apenas na cidade de São Paulo e Região Metropolitana.

Sim outra coisa, o atual projeto gráfico do jornal é o mesmo. Não muda nada! O atual moderno projeto gráfico do 'Estadão' é usado desde o dia 14 de março de 2010. Há 3 anos.

Além da reorganização dos cadernos, o 'Estadão' lançou também no mesmo dia, a nova versão mobile para os smartphones.

Aliás, veja o vídeo da nova fase do 'Estadão' no canal /meioemensagem no YouTube.



Vai ser muito bom a nova fase do 'Estadão' impresso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário