segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

#DESTAQUESDE2012 // Os destaques de Janeiro



Pessoal, a partir de hoje eu vou colocar neste blog tudo o que aconteceu no ano de 2012 selecionados por mim. É o #DESTAQUESDE2012. Começamos com os destaques de Janeiro.

Créditos: Reprodução
2012 começou com festa para a televisão paraibana. No primeiro dia do ano, a TV Cabo Branco, de João Pessoa e a TV Paraíba, de Campina Grande, completaram 25 anos. A TV Cabo Branco foi inaugurado em outubro de 1986, em caráter experimental e transmite a grade da Bandeirantes na capital paraibana. Aí, a zero-hora do dia primeiro de janeiro de 1987, o canal 7 entrou no ar definitivamente e com a grade da TV Globo, que era retransmitida na capital no canal 10, que inaugurou no mesmo dia, a TV O Norte, que transmitia a grade da extinta Manchete, mas dois meses depois, a emissora mudou para o SBT. Já em Campina Grande, a TV Paraíba foi inaugurada também no primeiro dia de 1987 com a afiliada da Rede Globo, que era transmitida pela TV Borborema desde o início da década de 80. A TV Borborema, saiu da Globo para dar lugar a grade da extinta Manchete, no mesmo dia. Em 6 de julho de 2009, a TV Cabo Branco iniciou as transmissões digitais para a Grande João Pessoa. Já a TV Paraíba ia inaugurar o sinal digital para o São João deste ano, mas não aconteceu. Será que vai ficar para 2013?! Vamos acompanhar, mas mesmo assim, Parabéns TV Cabo Branco e TV Paraíba pelas duas décadas e meia.

E 2012 começou com mudanças nas duas emissoras de televisão do Recife. A TV Tribuna, canal 4 e TV Clube, Canal 9 mudaram as suas afiliadas. A TV Clube, trocou a Bandeirantes (que esteve durante 12 anos) para Record e a TV Tribuna, trocou a Record para a Bandeirantes, após 13 anos. Uma curiosidade, a TV Tribuna foi fundado em novembro de 1991 e começou a transmitir a programação da Band em Pernambuco. Em 1º de novembro de 1998, a emissora trocou a Band para a Record. No dia da troca-troca das duas emissoras de TV, a TV Tribuna começou a transmitir o sinal digital com a Band, mas nos primeiros dias, a transmissão do sinal digital da emissora vem tendo dificuldades para lidar com seu sinal digital. Inicialmente toda programação era exibida em SD 4:3 preenchendo toda a tela, ou seja, deformando a imagem. Ainda hoje, todos os programas locais são transmitidos dessa forma. A programação da rede pode ou não ser exibida em HD, pois o formato de tela é escolhido aleatoriamente durante a exibição do programa. Além da dificuldade com o formato de tela, o sinal da TV Tribuna está sendo transmitido desde o inicio das transmissões com parâmetros errados: apesar do video estar em 60hz, é enviado ao receptor a informação de que ele é 30hz, alguns receptores ignoram tal informação e exibem o canal normalmente, como os aparelhos de TVs da Samsung por exemplo, ja outros confiam na informação enviada pela emissora e tentam ler o video em 30hz, gerando desde pequenas travadas, quadriculagem como os aparelhos de TVs da LG ou Panasonic ou ate mesmo o desligamento do aparelho por impossibilidade de decodificar o sinal, como os aparelhos de TVs da Sony. Vamos melhorar o sinal digital da TV Tribuna, né?!

Janeiro teve festa! O programa matinal dos EUA, 'Today Show', da rede de TV americana NBC, completou 60 anos. O programa, que estreou em 1952, é o primeiro de seu gênero e fez surgir várias edições semelhantes nos Estados Unidos e, posteriormente, no mundo. Today (programa que mistura jornalismo e entretenimento) também é conhecido por ser o terceiro programa mais longevo da televisão americana. Atualmente, o programa tem duração de 4 horas, além de 2 horas aos sábados e 1 hora, aos domingos. É um dos líderes de audiências nas TV's americanas. Olha só no vídeo de abertura do canal /NBCNewsWATCH, do YouTube.



Capa do jornal Extra, do dia 17 de janeiro destacando a
exclusão de Daniel do BBB 12.
Créditos: Newseum
Janeiro foi o mês de escândalo. E bem no reality-show 'Big Brother Brasil', da Globo. O participante Daniel Echianiz foi expulso do reality sete dias depois do início do BBB12, no dia 10 de janeiro. Motivo: Nam madrugada entre os dias 14 e 15 de janeiro, após uma festa  regada a álcool, o modelo, de 31 anos, e a estudante Monique Amin, de 23 anos, terminaram a noite sob o edredom. As imagens foram exibidas no pay-per-view do programa, na TV por Assinatura, na madrugada do domingo, 15, mostraram a estudante prostrada, aparentemente desacordada, enquanto o rapaz se movimentava a seu lado. As cenas foram replicadas nas redes sociais, levantando a suspeita de que Monique teria sofrido abuso sexual. Uma onda de protestos na internet fizeram com que a hashtag #danielexpulso entrasse para os "trending topics" brasileiros no Twitter. A repercussão do caso levou a produção do "BBB" a questionar o casal sobre o ocorrido. Monique declarou ter beijado Daniel e trocado carícias com ele. Aí, as colegas de programa, no entanto, a estudante disse não se lembrar exatamente do ocorrido. A edição do programa exibida no domingo a noite ignorou a polêmica e exibiu trechos da cena em clima de romance. No dia seguinte, a polêmica voltou e uma diligência policial foi ao Projac, onde está situada a casa do BBB. No local, de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil do Rio, o delegado titular da 32ª DP, situada em Taquara, zona oeste da cidade, Antonio Ricardo, abriu um registro de ocorrência para ouvir os envolvidos. Aí, minutos depois, a produção do programa mandou expulsar o Daniel, por "grave comportamento inadequado", de acordo com nota oficial da assessoria de imprensa da emissora.

No #ESPORTE, Lionel Messi (que alguns chamam de IRREGULAR) entrou definitivamente para a história do futebol mundial. Das mãos de Ronaldo, o argentino ganhou a Bola de Ouro em Zurique, na Suíxa, no dia 9, e foi eleito o melhor jogador do planeta pela terceira vez seguida, superando Cristiano Ronaldo e Xavi. O Fenômeno e Zidane já haviam conquistado o feito, mas o camisa 10 do Barcelona é o primeiro a receber por três anos seguidos.

E o goleiro Marcos, do Palmeiras, encerrou a carreira como goleiro no dia 4 de janeiro. Ídolo da torcida palmeirense, aos 39 anos, Marcos, ou melhor, "São Marcos", também serviu a Seleção Brasileira em 29 partidas e foi campeão da Copa América, de 1999 e da Copa das Confederações, em 2005, mas seu grande auge, claro, foi a conquista da Copa do Mundo em 2002 como goleiro títular.

Créditos: Rogério Marques/O Vale/AE
E o mês de janeiro foi marcado de surpresas, em Taubaté, no Vale do Paraíba, em São Paulo, a história da gravidez de quadrigêmeos que surgiu no início do ano e foi noticiada pelo G1 São Paulo. Na ocasião, a mulher disse em entrevistas que as quatro crianças eram meninas e teriam como primeiro nome Maria. Depois da divulgação da "supergravidez", um médico que atendeu a mulher no segundo semestre do ano passado afirmou que, na ocasião, ela não estava grávida. A polícia começou a investigar o caso. Havia rumores também de que o casal tinha apresentado a ultrassonografia de outra grávida. Aí, no dia 20 de janeiro, o advogado Enilson de Castro, admitiu durante a entrevista coletiva que a gestação era falsa. O advogado assumiu a defesa de Maria Verônica na madrugada do dia 20, por volta das 4h. Ele disse acreditar que o marido dela não sabia da farsa e que outros familiares também não. Segundo o advogado, todos "estão muito abalados com o caso". Ele admitiu que a cliente usava "uma barriga de silicone" com enchimentos. O advogado disse que a mulher, inclusive, se prontificou a doar os presentes que ganhou. Então, lascou-se...

Créditos: Stringer/AFP
Mas o principal destaque do mês de janeiro é a tragédia do navio Costa Concordia, que afundou bem perto da costa da Itália. O naufrágio foi mais ou menos igual ao do filme 'Titanic'. Na noite do dia 13 de janeiro, o navio navegava junto à costa da Isola del Giglio, região da Toscana, quando chocou as rochas sub-aquáticas, devido ao seu calado. Após um solavanco e um corte de corrente elétrica, o comandante comunicou que havia uma avaria no gerador e que em breve a energia seria restabelecida; na sequência, foi dada a ordem de abandonar o navio, uma vez que o comando da embarcação estava na responsabilidade do imediato do comandante; naquele momento, e da inspeção do imediato, observou-se que estava entrando água no navio". Segundo comunicado do armador, o navio bateu num banco de areia. Fotos indicam que embarcação também bateu em rochas, ficando um pedaço de pedra preso ao casco rompido do navio. O navio adernou a estibordo ficando aproximadamente dois terços dentro d'água. O acidente causou 32 mortes sendo que 2 corpos permanecem desaparecidos, sendo que 47 brasileiros estavam a bordo.

Créditos: Alexandre Durão/G1
A atriz Bianca Salgueiro, de 18 anos, que fazia a sua personagem Carolina, da novela "Fina estampa", da Globo, passou nas três universidades do estado do Rio de Janeiro. Ela foi a primeira colocada na classificação geral do vestibular 2012 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ. A atriz prestou vestibular para engenharia química e teve o melhor desempenho entre mais de 45 mil candidatos. E não foi só isso não: Bianca passou ainda na UFRJ e na PUC-Rio. A atriz estudava nos intervalos das gravaçõesda novela, como diz a entrevista para o G1 Rio no dia 24. Estudiosa, hein?!

E vocês lembram do hit da internet, 'Menos a Luíza que está no canadá'?! Foi um sucesso na boca do povo e nas redes sociais em Janeiro. Tudo começou quando um cimercial de um edifício residencial em João Pessoa, estrelada pelo colunista social do Jornal da Paraíba e pai de Luíza Gerardo Rabello, que fala sobre o empreendimento e em determinado momento ele cita que o sucesso do prédio que é tão grande, tão grande, tão grande que ele convocou toda a família para falar sobre o empreendimento, menos Luíza, de 17 anos, que está no Canadá, fazendo intercâmbio. Aliás, veja neste video do canal /giraleomundo do YouTube.



Luíza Rabello, durante os estúdios da
Globo São Paulo
Foto: Bruno Azevedo/G1
Menos de 24 horas após a veiculação da propaganda, na quarta-feira, 11, o assunto ficou entre os 10 mais comentados do Twitter em todo o país com a hashtag #LuizaEstanoCanada, além de inúmeras montagens que foram veiculadas no Facebook. Foi engraçado demais, hein?! A repercussão foi tanta que até artistas consagrados entraram na brincadeira. Foi o caso do cantor Lenine, que em show feito em João Pessoa na sexta-feira, 13, agradeceu a presença de todos que foram, menos de Luíza que está no Canadá. Antes de começar o show no Ponto de Cem Réis, no Centro da capital, o cantor brinca: “Que maravilha, está todo mundo aqui rapaz, só não está a Luíza que está lá no Canadá”. Em entrevista ao G1, Gerardo Rabello, disse que a repercussão foi uma avalanche e disse que a família dele se reuniu e antecipou a volta dela para o Brasil. E não é que ela voltou dois dias depois?! Mas ela voltou no dia 17, quando ela estava confinada em um hotel no Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. Dois dias depois, a jovem contou como recebeu à distância, lá no Canadá, a notícia de que seu nome tinha se transformado em um meme na internet. Em entrevista a TV Globo São Paulo, Luiza ficou sabendo da repercussão em torno do seu nome pelo Facebook. Duas amigas mostraram para ela o sucesso do meme nas redes sociais. “Fiquei assustada, não sabia o que fazer, pensei em deletar minha conta no Twitter. Mas liguei para ‘painho’ e ele me acalmou.” Segundo ela, os amigos também a tranquilizaram, aconselhando-a a levar tudo na brincadeira. “De repente estava todo mundo falando de mim. Foi muito estranho”. De volta ao Brasil, Luiza diz que ainda não foi reconhecida nas ruas nem no hotel. Logo ao chegar, na terça, gravou em São Paulo a propaganda do prédio residencial que lhe rendeu fama. O novo comercial foi ao ar no mesmo dia, na Paraíba. Olha só...



Também no mesmo dia, ela esteve na TV Globo em São Paulo para uma entrevista ao Jornal Hoje. Agora, ela analisa convites para outros comerciais. “Já fizemos alguns contatos com agências de propaganda. Não posso decidir nada por ela. Ela vai fazer comerciais se quiser”, adiantou Gerardo. Ela voltou a João Pessoa no dia 21 de janeiro, com festa e autógrafos no Aeroporto Castro Pinto, na capital.
E eu estou planejando uma entrevista para a Luíza, que não está no Canadá para o meu blog, se ela quiser aceitar, estou a disposição.

Teve também o outro hit que foi a cara do #Verão2012, é o #AiSeEuTePego, de Michel Teló. Um hit que já virou polêmica. Na Bahia, uma brincadeira com os dançarinos durante suas apresentações nas praias de Porto Seguro, rendeu a Sharon Acioly um dos maiores sucessos de sua carreira. A música ficou mais conhecida na voz do Teló, mas já foi gravada pela banda de forró baiana Cangaia de Jegue, pelo grupo Garota Safada e já virou hit na internet em um vídeo que mostra soldados que seriam israelenses dançando. O que poucos sabem é que antes do sucesso, a composição já teve outras versões e chegou a ser registrada com o título "Assim você me mata". A compositora, que também é autora do sucesso 'Dança do quadrado', contou ao G1 Bahia no dia 6.

Créditos: Domingos Peixoto/Ag. O Globo

E o mês de janeiro termina com mais tragédia. Na noite de quarta-feira, 25, Três edifícios comerciais, sendo dois prédiose um sobrdo desabaram após falha estrutural devido a obras irregulares em um dos edifícios no centro do Rio de Janeiro nas proximidades do Teatro Municipal da cidade o qual sofre danos parciais ao ser atingido por destroços. 17 pessoas morreram e 5 ainda estão desaparecidas.

Créditos: Reprodução/O Globo
Mas o mês de janeiro termina com novidades. O jornal O Globo, do Rio de Janeiro, lançou no dia 30, o primeiro jornal vespertino digital para o iPad no Brasil. É #OGloboAMais. De segunda a sexta-feira, às 18h, um produto com conteúdo exclusivo desenvolvido para tablet. A publicação do primeiro vespertino digital do país, terá reportagens exclusivas, o resumo das notícias do dia em textos e imagens, fotogalerias e dicas de cultura e programação. A novidade vai se incorporar ao aplicativo do jornal O Globo no iPad. A edição digital do jornal será mantida no produto. Muito bom e gostei. Tomara que essa iniciativa seja repetida em outros jornais do Brasil a criar o jornal vespertino, seja digital ou papel. Veja o comercial do canal /jornaloglobo no YouTube.



Pois é, o mês de Janeiro foi de tragédias e surpresas. Mas, o mês foi muito bom pra mim! Eu passei as férias de janeiro na minha casa, com a minha família, diverti bastante, acompanhei vários eventos como o Planeta Atlântida em Florianópolis, nos dias 13 e 14 de janeiro! Foi muito bom o Planeta SC este ano, eu não pude ir mas acompanhei pela internet e acompanhei! Também acompanhei o Festival de Verão de Salvador que ficou muito bem este ano e vai fazer a 15ª edição no ano que vem. E eu vou acompanhar tudo pelas redes sociais.

 ►Saiba mais 
Veja as outras notícias do mês de janeiro

Depois eu vou contar como foi os destaques de Fevereiro, que pegou fogo com a Greve na Bahia e muito mais.