sábado, 20 de outubro de 2012

Horário de Verão começa hoje


Foto: Divulgação
Á meia noite deste domingo, 21 de outubro, começa mais um Horário Brasileiro de Verão. Esta é a 40ª temporada desde 1931 e 28ª temporada seguida desde 1985.

O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1 de outubro de 1931, através do decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. Foi até o ano de 1933. Voltou na temporada 1949/1950, mais interrompeu em 1953. Dez anos depois, o Horário de Verão voltou em 1963 e foi até o ano de 1968. A partir deste ano, foram 18 anos sem o Horário de Verão.

O Horário de Verão voltou na temporada de 1985/1986 em todo o Brasil. Mas, a partir da temporada 1988/1989, o horário de verão foi adotado nas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, deixando a região Norte fora do Horário de Verão. A mesma coisa aconteceu na temporada 1989/1990.

Na temporada de 1990/1991, o Horário de Verão foi adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, assim, a região Norte ficou fora do período e pela primeira vez, o Nordeste ficou de fora do Horário de Verão naquela época. Mais, depois, os estados do Mato Grosso e Bahia adotaram o Horário de Verão. Isso se repetiu até a temporada de 1992/1993.

Na temporada de 1993/1994, o estado do Amazonas foi o único estado do Norte a participar do Horário de Verão. Na temporada 1994/1995 repete o que foi feito entre 1990 e 1993.

Na temporada de 1995/1996, o estado de Tocantins entrou no Horário de Verão após 7 anos. E mais, os estados de Sergipe e Alagoas, da Região Nordeste, também aderiram o horário após 5 anos.

Na temporada 1996/1997, o horário de verão foi nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além dos estados da Bahia e Tocantins. Alagoas, Sergipe e o restante do Norte e do Nordeste, ficaram de fora.

Na temporada 1999/2000, os estados do Nordeste voltaram a aderir o Horário de Verão após 9 anos, além do estado de Roraima.

Na temporada 2000/2001, uma confusão. O horário de verão foi aderido nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, além dos estados de Tocantins e Roraima. Mas, de acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo, no dia 7 de outubro de 2000, um dia antes de começar o Horário de Verão, o estado do Ceará foi excluído do Horário de Verão por ter uma liminar na justiça que foi solicitado pelo deputado federal, Sérgio Novaes, naquela época. De acordo com a reportagem, os deputados do Nordeste diz que o Horário de Verão não traz benefícios a região. Uma semana depois, os estados de Roraima e de Pernambuco, foram excluídos do Horário de Verão e depois, todos os estados do Nordeste foram excluídos do Horário de Verão, duas semanas depois que começou a vigorar, deixando o estado da Bahia o único da Região Nordeste a aderir o Horário de Verão. O restante, seguiu tranquilo até 18 de fevereiro de 2001, quando voltou ao normal.

Na temporada 2001/2002, a região Nordeste voltou a aderir o Horário de Verão. A última participação do Horário de Verão, na região Nordeste, foi na temporada de 2002/2003.

A partir da temporada de 2003/2004, toda a região Nordeste (inclusive Bahia) e Norte (inclusive Tocantins) foram excluídos do Horário de Verão. As regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, seguiu o modelo.

Na temporada de 2011/2012, o estado da Bahia voltou a aderir o Horário de Verão após 8 anos. Assim, o restante do Nordeste e toda a região Norte ficando de fora do horário.

Este ano, 11 estados e o Distrito Federal participam do Horário
De Verão.

Este ano, a temporada 2012/2013 do Horário de Verão será nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O estado da Bahia entraria pro Horário de Verão no domingo, 7 de outubro, mas foi cancelado de novo, na quinta-feira, 11 de outubro, três dias após a divulgação. Segundo o jornal Correio*, do dia 12 de outubro, o período eleitoral foi o principal motivo de retirar a Bahia no Horário de Verão. E olha que Salvador e Vitória da Conquista disputam 2º turno, hein?! E mais, de acordo com o governador da Bahia, Jaques Wagner, no ano passado, ele tomou a decisão em função de manter a sintonia de horário com Brasília. Na ouvidoria do governo, nos últimos 11 meses, teve 20 mil reclamações contra o horário de verão. Para o Governador, é um volume grande e fez uma pesquisa que revelou que 75% da população rejeita o horário de verão. Ele tomou a decisão porque a população é contra o Horário de Verão. Com a Bahia fora do Horário de Verão, o governo federal incluiu o estado de Tocantins, que volta a aderir o Horário de Verão após 9 anos. Assim, a região Nordeste continua fora do horário de Verão pelo 9º ano consecutivo, desde 2003, assim como a região Norte, exceto Tocantins.

O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a ONS, avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.
Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.

O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal - que tá chegando.

Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval (como aconteceu este ano), o encerramento é transferido para o domingo seguinte.

Sem o Horário de Verão no Norte e no Nordeste, os bancos, o comércio, os aeroportos e até as emissoras de TV e de Rádio ficam prejudicadas. Inclusive as provas do Enem, que vão acontecer nos dias 3 e 4 de novembro.

 ►Saiba mais 
Horário de Verão deve representar economia de R$ 280 milhões, avalia ONS
Confira a cronologia do Horário de Verão no Wikipedia

Eu gosto muito do Horário de Verão. Quando eu morava na Bahia quando eu era criança, eu gostava tanto porque o sol se poe por volta das 19h, 19h15, 19h20... Era muito bom... Agora, sem o Horário de Verão aqui no Nordeste eu vou ficar muito prejudicado.

Para muitos, o Horário de Verão é bom quando o sol se põe mais tarde. Por exemplo, em Porto Alegre, o sol se põe até ás 20h30 com o horário de verão. Para outros, não gostam porque quando as pessoas acordam cedo para trabalhar, por exemplo, até ás 6h, o dia ainda está escuro, quase amanhecendo. Mais, aos poucos vão se acostumando com a mudança. Veja como se adaptar as mudanças trazidas pelo Horário de Verão nesse vídeo aqui.



O horário de Verão termina no dia 17 de fevereiro de 2013 e vai durar 119 dias.

Mais atrações no Rock in Rio 2013!!! #EUVOU



Metallica já participou no Rock in Rio em 2011.
Créditos: Flávio Moraes/G1/26.09.2011
Pessoal, como eu disse aqui no meu blog há um mês, o Rock in Rio confirma mais três atrações no ano que vem. As três atrações confirmadas são: Metallica, Iron Maiden e Bruce Springsteen.

A banda Iron Maiden, participou do primeiro festival, em 1985, e voltou ao Rio em 2001. Já a banda Metallica participou no festival no ano passado.

Sepultura, George Benson, Ivan Lins e Tambores do Bronx são outras atrações já confirmadas para o evento, que ocorre nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013 na Cidade do Rock, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Até o início de 2013 todo o cast de bandas será conhecido, segundo o empresário Roberto Medina, organizador do evento. O anúncio das três atrações musicais ocorreu em entrevista à imprensa no Cristo Redentor, na zona sul do Rio.

O valor do ingresso inteiro é de R$ 260 por dia. A venda de ingressos será feita pelo site oficial do festival, por meio da Ingresso.com. A escolha pelo dia da entrada, antes da venda do restante dos ingressos ao público geral, será feita entre 1º de fevereiro e 1º de abril de 2013.

A organização adiantou que o pagamento poderá ser feito por cartão de crédito, parcelado em até quatro vezes. Clientes do banco Itaú vão ter 15% de desconto. Clientes Rock in Rio Club terão direito à pré-venda exclusiva, entre os dias 20 e 29 de outubro, através do site da Ingresso.com, também com desconto de 15% nos ingressos inteiros.

Fonte: G1 e Diário Catarinense