quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

#DESTAQUESDE2012 // Os destaques de Abril


Continuando a série especial neste blog sobre o que foi notícia em 2012, vamos aos destaques do mês de abril.

Arte: Luciano Amorim
Abril começou com mudanças na televisão do Ceará. No dia 2 de abril, a TV Jangadeiro, canal 12 de Fortaleza, voltou a transmitir a grade da Rede Bandeirantes após 14 anos. A emissora exibiria a grade do SBT desde 1998. Com isso, a grade do SBT passou do 12 para o canal 4 ou 20 UHF, se eu não me engano e a Band, que era retransmissora com a Band Natal, passou do canal 20 para 12, substituindo a TV Igreja Mundial, ou Rede 21, na capital paulista. Depois, o SBT ganhou a nova afiliada, a Nordestv, de Sobral, que desde o dia 1º de maio, passou para o canal 27 UHF. Mas o sinal da Nordestv fica no Sobral, cidade há 240 km da capital cearense. Duas curiosidades, a TV Jangadeiro começou a transmitir a programação da Band desde a fundação, em março de 1990. Na virada de 1998 para 1999, deixou a Bandeirantes pelo SBT, que estava fora do ar, pois a sua afiliada, a TV Cidade de Fortaleza, canal 8, havia passado a transmitir a Rede Record em outubro de 1997. Atualmente, a TV Jangadeiro exibe a maior programação local do Ceará. Outra curiosidade é que a Nordestv, afiliada do SBT no Ceará, pertence ao Sistema Jangadeiro de Comunicação, que controla a TV Jangadeiro. Ou seja, o Sistema Jangadeiro de Comunicação tem 2 emissoras de TV, sendo que duas concessões diferentes, uma emissora de rádio e um portal de notícias na internet. Veja como foi a mudança neste vídeo no canal /walter446 no YouTube.



No dia 26 de abril. uma grande festa marcou a celebração do acordo entre a Band e a TV Jangadeiro, que passa a ser a nova afiliada da rede em todo o Ceará. O evento aconteceu em um tradicional palco da cultura cearense: o Theatro José de Alencar. Veja o vídeo no canal /band no YouTube.



E teve mais mudanças em Abril. André Trigueiro deixou de apresentar o Jornal das Dez, da Globo News, após (quase) 16 anos. Quem assumiu a bancada é a jornalista Mariana Godoy, que está no canal desde outubro do ano passado, onde apresentava o telejornal, em São Paulo. André continua na Globo News, só que ele apresenta o programa Cidades e Soluções e é repórter dos telejornais da Rede Globo. Na despedida de André Trigueiro, no Jornal das Dez, no dia 4, foi de fortes emoções.

Mas, ainda na Televisão, o mês foi marcado de surpresas. Os telespectadores da MTV que acompanham o sinal da emissora via parabólica tiveram um susto no dia 1º de abril. O canal musical foi substituído por uma sessão de videoclipes diferente das atrações da emissora. No lugar de Ellen Jabour, MariMoon, Titi Müller, Bento Ribeiro, Dani Calabresa, Marcelo Adnet e outros VJs conhecidos e consagrados da emissora, entraram no ar programas desconhecidos de um canal chamado “Brz”. Um dos principais motivos da mudança/surpresa é o alto custo de transmissão do sinal nas parabólicas, por conta do preço pago pelo espaço no satélite. O canal também não vinha obtendo retorno comercial com essa transmissão, em funcionamento desde 2008. Com isso, todo o Brasil ficam órfãs da MTV. E o assunto virou o mais comentado nas redes sociais. Uma brincadeira que terminou uma surpresa. A MTV, por meio da assessoria de imprensa, confirma o fato e diz que o Grupo Abril apenas optou por tirar a emissora da parabólica porque o novo Serviço de Acesso Condicionado, o SeAC prevê o must-carry, que quer dizer obrigatoriedade de transporte dos canais abertos, entre os quais está a MTV. Segundo a assessoria enviado pelo portal Meio e Mensagem, ainda não há data prevista (inclusive até agora) para colocar em operação o must-carry, o qual deve ocorrer em todas as distribuidoras - Net, Sky, TVA/Telefônica (atual Vivo TV), Oi TV, Claro TV, GVT TV e etc. O SeAC prevê a obrigatoriedade de carregamento das retransmissoras, e não apenas das geradoras, como previa antes a Lei 12485/2011. Conforme o regulamento, as operadoras de serviço de TV por satélite, o DTH, terão que carregar, no máximo, até 13 canais de TV aberta. Atualmente, o Brasil possui 22 milhões de casas com antenas parabólicas. Pois é, você que assiste a MTV diariamente tem duas opções: assistir pela TV aberta de sua região ou adquirir uma operadora de TV paga para assistir?! Você que vai dizer....

Outro destaque de abril é o aciente do Pedro, filho de Leonardo. Ele sofreu um acidente de carro na MGC-452, na divisa entre Goiás e Minas Gerais, por volta das 7h o dia 20. Segundo informações do Samu da cidade de Itumbiara, GO, que atendeu a ocorrência, o cantor dirigia sozinho o veículo, quando capotou próximo à cidade de Tupaciguara, MG. Ele retornava de um show que havia feito, na noite de quinta-feira, 19, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ele foi inicialmente levado ao Hospital Municipal de Itumbiara, onde passou por cirurgia para conter hemorragia abdominal, e foi transferido no mesmo dia para Goiânia.

Foto: Reprodução/G1
O mês de abril foi marcado de escândalos. Na #POLÍTICA, 32 integrantes foram convocados da chamada CPI do Cachoeira. No final de Fevereiro, a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, prendeu o bicheiro Carlinhos Cachoeira e mais 30 pessoas acusadas de explorar jogos ilegais em Goiás. No dia 6 de março, o senador Demóstenes Torres explicou no Senado a relação com o contraventor após grampos da PF e diz ser apenas amigo pessoal de Cachoeira. Depois, em março, gravações mostram Demóstenes pedindo dinheiro emprestado a Carlinhos Cachoeira. Apesar dos escândalos, o senador Demóstenes Torres pediu pra sair do DEM no dia 3 de abril. Veja mais a cronologia da CPI do Cachoeira no G1.

Na campanha da pré-candidatura a presidência nos EUA, o pré-candidato republicano à presidência dos EUA Rick Santorum anunciou na terça-feira, 10, que renuncia à sua tentativa de ser o nome republicano na eleição presidencial norte-americana em novembro. A desistência foi anunciada em discurso em Gettysburg, seu reduto eleitoral no estado da Pensilvânia, após uma onda de boatos sobre sua iminente saída. Santorum afirmou que a decisão de suspender a campanha foi tomada "na mesa da cozinha", após uma semana de "reflexão e oração".

Créditos: Bebeto Matthews/AP
O mês de abril foi marcado por perdas. Nos EUA, morreu no dia 8, o jornalista Mike Wallace, do tradicional programa '60 Minutes', da rede CBS. Ele tinha 93 anos. Wallace fez parte da equipe do "60 Minutes" quando o programa estreou em 1968. Ele se aposentou em 2006, mas continuou contribuindo com reportagens ocasionais. Ele ficou conhecido por passar horas se preparando para suas entrevistas. Ele foi um dos responsáveis por criar o formato do programa, que é o mais popular da televisão americana. Em quase quatro décadas de "60 Minutes", ele trabalhou em cerca de 800 reportagens, ganhou 20 Emmys e desenvolveu um implacável estilo que frequentemente parecia mais um interrogatório do que uma entrevista. Wallace entrevistou todos os presidentes dos EUA desde John F. Kennedy, com exceção de George W. Bush, e dezenas de outros líderes mundiais, como Yasser Arafat, o aiatolá Khomeini e Deng Xiaoping. Segundo o jornal "New York Times", ele apareceu pela última vez no "60 Minutes" em janeiro de 2008, quando apresentou uma entrevista exclusiva com ex-jogador de beisebol Roger Clemens.

O show de Paul no Recife 'Foi arretado!', como diz a manchete do
Jornal do Commercio do dia 23 de abril.
Foto tirada por mim.
Mas o mês de Abril foi em clima de festa. O ex-beatle Paul McCartney veio ao Brasil pelo terceiro ano consecutivo. Ele fez shows no Recife, nos dias 21 e 22 de abril, e em Floripa, no dia 25. No Recife, o ex-beatle tocou no estádio Arruda. Se no primeiro show ele já tinha carregado a bandeira de Pernambuco e tinha chamado a plateia de "povo arretado", no segundo show, foi ainda mais longe no nordestinês.  Falante, filando as falas em português de um papel, exclamou: "Vocês são cabra de (sic) peste!" antes da linda balada 'And I love her'. Da fase inicial do show de ontem, o ponto alto foi quando ele disse: "Esta é a terra de Luiz Gonzaga!". O estádio foi abaixo com a certeza de que, a partir de agora, era também a terra de Paul McCartney - nem que fosse só um pouquinho. 90 mil pessoas foram assistir o show de McCartney no Arruda em dois dias. Em Floripa, Paul tocou no estádio da Ressacada para 30 mil pessoas e falou em português para o público. Eu queria muito ir ao show do Paul McCartney no Recife, mas, eu deixei um esclarecimento no meu Facebook que está aí abaixo.

Clique para ampliar
Arte: Luciano Amorim

Mas quem sabe eu vou para o show do Paul McCartney um dia?! Veja como ficou o show do Paul McCartney no Recife na reportagem de Roanan Tardin, da Globo Nordeste. Vídeo do canal /AntesTardinQueNunca no Youtube.



Veja também o vídeo do show do ex-beatle em Floripa aqui.

Créditos: Reprodução/Globo Nordeste
Mês de abril teve festa na televisão pernambucana. A Globo Nordeste completou 40 anos no dia 22. O canal 13 no Recife iniciou as transmissões em 1972. Pernambuco começou a receber a programação nacional da emissora, que foi enviada também para os estados da Paraíba e no Rio Grande do Norte, além dos estados de Alagoas e Sergipe. Em junho de 2009, a emissora iniciou as transmissões digitais e desde o final de setembro de 2011, toda a programação da emissora é transmitida em HDTV. Veja o vídeo comemorativo dos 40 anos da Globo Nordeste no canal /leandrohvieira no YouTube.



E o mês de Abril termina com bom humor. A calça de Silvio Santos caiu durante a apresentação do Programa Sílvio Santos, no SBT, no dia 29. O apresentador não perdeu o bom humor com o incidente diante das câmeras e da plateia lotada. O assunto virou nas redes sociais e até programas humorísticos de outras emissoras, como o CQC. Veja o vídeo do momento em que a calça de Sílvio Santos cai durante o programa. Vídeo do canal /merfervideos do YouTube, que tem 2 milhões e 650 mil acessos.



Pra mim, o mês de abril foi o mês morno, mas foi tenso.

 ►Saiba mais 
Veja as outras notícias de Abril
Veja também os destaques de Março
Veja também os destaques de Fevereiro
Veja também os destaques de Janeiro

Depois eu conto como foi os destaques de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário