segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

#DESTAQUESDE2012 // O ano de arrepiar e de fortes emoções...


Pessoal, entre os dias 17 e 30 de dezembro, eu postei neste blog tudo o que foi notícia em 2012 selecionados por mim. Um ano de tragédias, conquistas, escândalos e de surpresas. Foram vários assuntos ao longo do ano: das Olimpíadas de Londres ao Julgamento do Mensalão, Das eleições americanas ao escândalo no Reality da Globo. Da tragédia no Centro do Rio ao massacre na escola de Connecticut, nos EUA. Dos avanços tecnológicos como #iPhone5 e do #Windows8 ao naufrágio na Itália. Da #CPIDoCahoeira até os hits que bombaram na internet, como #LuizaEstanoCanadá e 'Gangnam Style', do Psy. Dos fechamentos dos jornais impressos até a Crise na CBF. Do cinquentenário da RBS TV ao espetáculo do ex-beatle pelo terceiro ano consecutivo aqui no Brasil. Mas 2012 foi o ano de muitas despedidas. Personalidades como Joelmir Beting, Ronaldo Cunha Lima, Dona Canô, Wando, Whitney Houston, Donna Summer, Marcos Paulo, Oscar Niemeyer, Regina Dourado e Hebe Camargo deixaram este ano.

Mas teve outros fatos que eu não coloquei nos últimos dias e eu vou colocar neste post, como o austríaco Felix Baumgartner, que saltou de uma cápsula levada por um balão à estratosfera por volta das 15h05 de domingo, 14 de outubro. Com o salto, o piloto pretende se tornar o primeiro ser humano a superar a velocidade do som em queda livre da estratosfera. A queda livre durou cerca de 4 minutos. Às 15h11, o paraquedas abriu. Às 15h16, ele chegou ao solo. O salto estava marcado inicialmente para a terça-feira, 9, mas foi cancelado devido aos fortes ventos. A informação inicial divulgada pela equipe responsável pela missão era que Baumgartner pretendia realizar um salto de 36,5 mil metros, mas agências de notícia afirmam que ele chegou a pular de 39 mil metros. Ainda não foi informado qual o referencial a partir do qual a medida foi feita --se foi o nível médio do mar ou o chão. Outro destaque é a Violência no estado de São Paulo que voltou a crescer dez anos depois. Em Santa Catarina, ônibus foram incendiados.

Como também os Pesquisadores do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, que anunciaram no dia 4 de julho, a descoberta de uma partícula subatômica inédita, com fortes indícios de que se trata do “bóson de Higgs”, conhecida como “partícula de Deus”. O bóson, que dá massa às outras partículas, era a única prevista pela teoria da física que ainda não tinha sido detectada em laboratório.

Outro destaque que eu também não postei nos últimos dias é o bebê que nasceu com 360g em Belo Horizonte, no dia 2 de maio. Ela nasceu na 25ª semana de gestação com 360 gramas e 27 centímetros. Por ser prematura, passou por sérias complicações de saúde. Segundo a reportagem do G1 MG no mesmo dia, Carolina está com 47,5 centímetros e 3,365 quilos.

Outro destaque é o sucesso de #OiOiOi de “Avenida Brasil”, que foi uma novela de superlativos. Além de ter registrado a maior audiência do ano com seu último capítulo, e ser o tema mais comentado pelos brasileiros no Facebook e no Twitter em 2012, o folhetim de João Emanuel Carneiro foi um sucesso de crítica com sua direção inovadora e com seus personagens suburbanos marcantes.

2012 foi o ano de sofrimento no sertão nordestino. A pior seca dos últimos 40 anos. Mais da metade dos municípios da Bahia e do Piauí estão em estado de emergência por causa da seca. Na Paraíba, sertanejos enfrentam racionamento e precisam andar quilômetros até açude para conseguir água. A estiagem provoca ainda destruição dos pastos e ‘cemitério de animais’ a céu aberto. Teve até prefeituras que cancelaram eventos juninos durante a estiagem.

Mas entre estas e outras notícias, pra mim, 2012 foi um ano SURPREENDENTE!

Veja os posts do #DESTAQUESDE2012 em cada mês.

17/12 // Janeiro
18/12 // Fevereiro
19/12 // Março
20/12 // Abril
21/12 // Maio
22/12 // Junho
23/12 // Julho
24/12 // Agosto
26/12 // Setembro
27/12 // Outubro
28/12 // Novembro
30/12 // Dezembro

E espero que em 2013 lhe traga BOAS NOTÍCIAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário